Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Menezes, João Paulo Cunha de | - |
Autor(es): dc.creator | Morais, Nívea Aparecida Alves de | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-10-23T15:03:38Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-10-23T15:03:38Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-03-11 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-03-11 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-03-11 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-07-30 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://repositorio.unb.br/handle/10482/40216 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/873251 | - |
Descrição: dc.description | Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Biológicas, Departamento de Biologia Celular, Programa de Pós-graduação stricto sensu em Ensino de Biologia em Rede Nacional, Mestrado Profissional em Ensino de Biologia, 2020. | - |
Descrição: dc.description | Falar sobre sexualidade para os adolescentes em sala de aula tornou-se algo de grande relevância na atualidade, porque é na adolescência que eles iniciam seus relacionamentos sexuais. A sexualidade é algo natural, porém esse assunto, que é tão comum quanto atual, ainda adquire grande proporção e gera discussão quando é levado para dentro das escolas, por ser considerado por muitos como tabu. O presente trabalho teve como objetivo analisar como a temática Sexualidade é abordada nas escolas pelos professores de Biologia do Ensino Médio, buscando identificar metodologias exitosas, a fim de elaborar um material didático com sugestões de práticas para abordar esse tema. A pesquisa foi realizada em três escolas de João Pinheiro/MG, com dez professores de Biologia, que foram convidados a responder um questionário e, posteriormente, participar de uma entrevista semiestruturada contendo questões relativas à sua prática docente a fim de analisar a importância de discutir esse tema com os adolescentes. A natureza da pesquisa foi qualitativa e a metodologia utilizada foram as aplicações dos questionários e entrevistas. Os resultados encontrados foram satisfatórios, uma vez que nos mostram que os professores, apesar dos obstáculos que dificultam a abordagem de temas relacionados à Sexualidade, sabem da importância e necessidade de se debater essa temática com os estudantes, no entanto necessitam de recursos que os auxilie em suas práticas. Os resultados nos permitiram constatar, ainda, que a Educação Sexual é uma necessidade e, na opinião dos docentes, diz respeito a todos os professores, não devendo ser restrita aos docentes de Ciências e Biologia. Após a análise dos questionários e entrevistas, foi confeccionado um livro paradidático com roteiros de atividades que poderá ser utilizado como suporte no ensino de Sexualidade. Esse livro apresenta uma abordagem mais ampla e reflexiva para que os estudantes possam participar, socializar informações e vivências, facilitando o aprendizado. O material produzido foi colocado à disposição dos docentes que participaram da pesquisa, visando à atualização destes, bem como propiciando aulas mais dinâmicas, estimulando professores e estudantes. | - |
Descrição: dc.description | Talking about sexuality for teenagers in a classroom became something of great relevance nowadays, because it is during the adolescence that they begin their sexual relationships. Sexuality is something natural, but this subject that is as common as it is current, still takes great proportion and generates arguments when taken to schools, once it is considered as a taboo. This study had as its objective to analyse how Sexuality is approached in school by High School Biology teachers, seeking to identify successful metodologies in order to elaborate a didactic material with practical suggestions for the theme. The research was conducted in three different schools in João Pinheiro/MG with ten Biology teachers that were invited to fill in a form and then participate on a half structured interview with questions regarding their practice, in order to analyse the importance of discussing the theme with teenagers. The research was qualitative and the metodology applied was the forms and interviews. The results found were satisfactory once they showed that the teachers, despite the obstacles that bring difficulties to the approach of themes related to Sexuality, know how important and needed are debating this issue with the students, though they need the resources to help them in their practices. The results allowed us to state that Sexual Education is a necessity and, for the teachers, it concerns all teachers and not only Science and Biology ones. After the analysis of the forms and interviews, a paradidactic book was made with activities sctipts that can be used as a suport for the teaching of Sexuality. This book presents a broader and more speculative approach so that the students can participate, socialize information and living, facilitating the learning process. The material that was produced was put at the disposal of the teachers who participated in the research, aiming at their updates as well as producing more dynamic classes, encouraging teachers and students. | - |
Descrição: dc.description | Instituto de Ciências Biológicas (IB) | - |
Descrição: dc.description | Departamento de Biologia Celular (IB CEL) | - |
Descrição: dc.description | Programa de Pós-Graduação em Ensino de Biologia em Rede Nacional, Mestrado Profissional | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Direitos: dc.rights | Acesso Aberto | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino de Biologia | - |
Palavras-chave: dc.subject | Material didático | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação sexual | - |
Palavras-chave: dc.subject | Livro paradidático | - |
Título: dc.title | Educação para a sexualidade : um estudo sobre as práticas dos professores de Biologia do Ensino Médio | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional – UNB |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: