Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Húngaro, Edson Marcelo | - |
Autor(es): dc.creator | Luz, Júlio César Oliveira | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-10-23T15:03:32Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-10-23T15:03:32Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-06-26 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-06-26 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-06-26 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-04-30 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://repositorio.unb.br/handle/10482/38255 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/873202 | - |
Descrição: dc.description | Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação Física, Programa de Mestrado Profissional em Educação Física em Rede Nacional, 2020. | - |
Descrição: dc.description | Este trabalho objetiva discutir a relação entre Educação Física escolar e o tema saúde. O estudo apresenta uma pesquisa documental, acerca da concepção e proposta do tema saúde presente na última versão da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), do componente curricular Educação Física. Tomou-se como princípio a pesquisa bibliográfica, apresentando o delineamento histórico e conceitual de ambas as áreas, bem como as diferentes abordagens que embasam essa relação, desde as concepções biologicistas ao debate crítico, representado pelo Movimento Renovador e a Saúde Coletiva. A sessão da revisão bibliográfica está organizada em quatro tópicos: o primeiro apresenta o contexto histórico da Educação Física e sua aproximação com a saúde, o segundo discute o tema saúde nas abordagens pedagógicas da Educação Física escolar, o terceiro discorre sobre as diferentes concepções de saúde, e por fim o quarto aborda a relação da Educação Física com o trato da temática saúde na escola. A análise de documentos teve como objetivo compreender como a temática saúde é abordada na disciplina Educação Física na BNCC, identificando e analisando as concepções e abordagens apresentadas no documento. O estudo permitiu concluir que o documento apresenta propostas já superadas, representando um retrocesso ao que se constituiu nas últimas décadas em torno do debate da Educação Física e da saúde. | - |
Descrição: dc.description | This objective work discusses a relationship between Physical Education and the Health theme. The study presents a documentary research, on the proposal and theme of the health theme, present in the latest version of the BNCC (National Common Curricular Base), of the Physical Education curricular component. It was taken as a principle of bibliographic research, presenting or outlining historical and conceptual areas as areas, as well as different approaches that support this relationship, from biological conceptions and critical debate, represented by the Renewal Movement and by Public Health. The bibliographic review session is organized into four topics: the first presents the historical context of physical education and its health evaluation, the second discusses the health theme in the pedagogical approaches of school physical education, or the third discusses the different health concepts, and finally the fourth addresses a relationship of physical education with treatment of health issues at school. The analysis of documents aimed to understand how the health theme is addressed in the Physical Education discipline at BNCC, identifying and analyzing how conceptions and approaches used in the document. The study concluded that the document presents presentations already outdated, representing a return and constituting itself in the last decades around the debate on Physical Education and Health. | - |
Descrição: dc.description | Faculdade de Educação Física (FEF) | - |
Descrição: dc.description | Programa de Pós-Graduação em Educação Física, Mestrado Profissional | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Direitos: dc.rights | Acesso Aberto | - |
Direitos: dc.rights | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação física | - |
Palavras-chave: dc.subject | Saúde | - |
Palavras-chave: dc.subject | Base Nacional Comum Curricular (BNCC) | - |
Título: dc.title | O tema saúde na educação física escolar : tecitura histórica e proposições curriculares atuais | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional – UNB |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: