Singularidade da profissão de professor e proletarização do trabalho docente na educação básica

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Autor(es): dc.creatorRêses, Erlando da Silva-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-10-23T15:03:28Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-10-23T15:03:28Z-
Data de envio: dc.date.issued2016-07-07-
Data de envio: dc.date.issued2016-07-07-
Data de envio: dc.date.issued2012-07-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://repositorio.unb.br/handle/10482/20872-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/873179-
Descrição: dc.descriptionO presente artigo faz uma revisão na literatura sobre a profissão de docente da Educação Básica no Brasil. A singularidade da profissão docente expressa uma especificidade, particularidades e peculiaridades que demandam análise. Qual a singularidade existente na profissão de professor? O que constitui a identidade social do professor? Analisa-se a identidade profissional do professor, a posição social deste profissional, o estereótipo do trabalho por vocação atribuído ao exercício do magistério, a massificação do ensino, a feminização da profissão e as condições de trabalho dos professores da Educação Básica. Estes elementos ou categorias remetem à discussão da proletarização dos profissionais do magistério. Essa tese, já bastante discutida nas pesquisas educacionais e até parecendo esgotada, é retomada a partir da análise da natureza e das condições de trabalho do docente da Educação Básica. ______________________________________________________________________________ ABSTRACT-
Descrição: dc.descriptionThis article reviews the literature on the profession of teacher of Basic Education in Brazil. The uniqueness of the teaching profession expressed a specific, special characteristics and peculiarities that require analysis. What is the uniqueness that exists in the teaching profession? What is the social identity of the teacher? Analyze the teacher’s professional identity, social status of this work, the stereotype of the work assigned by calling the practice of teaching, the massification of education, the feminization of the profession and working conditions of teachers of Basic Education. These elements or categories refer to the discussion of proletarianization of meaching professionals. This thesis, already much discussed in educational research and even looking exhausted, it is resumed from the analysis of the nature and conditions of work of teachers of Basic Education.-
Descrição: dc.descriptionFaculdade de Educação (FE)-
Descrição: dc.descriptionPrograma de Pós-Graduação em Educação-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Publicador: dc.publisherColegiado da Pós-Graduação em Política Social do SER/IH/UnB-
Direitos: dc.rightsAcesso Aberto-
Direitos: dc.rightsSER Social de Departamento de Serviço Social - Universidade de Brasília é licenciado sob uma Licença Creative Commons Atribuição-Uso não-comercial-Vedada a criação de obras derivadas 3.0 Unported (CC BY-NC-ND 3.0). Fonte: http://periodicos.unb.br/index.php/SER_Social/article/view/4038/6484. Acesso em: 23 jun. 2016.-
Palavras-chave: dc.subjectIdentidade social-
Palavras-chave: dc.subjectProfessores-
Palavras-chave: dc.subjectMagistério - Brasil-
Palavras-chave: dc.subjectEducação básica-
Título: dc.titleSingularidade da profissão de professor e proletarização do trabalho docente na educação básica-
Título: dc.titleUniqueness of the teaching profession and proletarianization of teacher work in education-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional – UNB

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