Estágio curricular não-obrigatório : significados de uma experiência formativa em uma autarquia federal

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorLeite, Cristina Maria Costa-
Autor(es): dc.contributormailto:lu.df1974@gmail.com-
Autor(es): dc.creatorConceição, Luiz Eduardo Lemos da-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-10-23T15:03:24Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-10-23T15:03:24Z-
Data de envio: dc.date.issued2021-08-23-
Data de envio: dc.date.issued2021-08-23-
Data de envio: dc.date.issued2021-08-23-
Data de envio: dc.date.issued2021-05-07-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://repositorio.unb.br/handle/10482/41857-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/873153-
Descrição: dc.descriptionDissertação (Mestrado Profissional em Educação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, Brasília, 2021.-
Descrição: dc.descriptionEsta dissertação tem como objetivo contribuir com o processo de pesquisa sobre o programa de estágio curricular não-obrigatório, de que trata a Lei n.° 11.788/2008, com foco na relevância formativa que está presente e se desenvolve além da perspectiva da aquisição de conhecimentos técnicos, comumente valorizados no contexto profissional. A subjetividade e a compreensão de significados atribuídos pelos sujeitos participantes dessa experiência formativa é um campo de pesquisa a ser explorado, especialmente no que diz respeito às oportunidades de estágio oferecidas por órgãos públicos federais, estimulando maior conhecimento sobre a utilização desse espaço como nicho de desenvolvimento acadêmico e profissional desses estagiários. A pesquisa possui abordagem qualitativa, na busca pela compreensão da essência da experiência formativa, sob a ótica dos sujeitos. Para subsidiar a discussão dos dados, a pesquisa foi ancorada nas abordagens teóricas de formação de Dominicé (2012), Macedo (2012), de aprendizagem experiencial de Josso (2004), bem como nos elementos que integram a Teoria Social Cognitiva de Bandura et al. (2008) e da Teoria Histórico-Cultural, principalmente no que diz respeito às contribuições de Vigotski (2001) para auxiliar na fundamentação do entendimento dos processos de significação e sentido elaborados pelos sujeitos no contexto social de suas práticas. Do ponto de vista metodológico, o percurso para produção dos dados empíricos foi composto pela análise documental dos relatórios semestrais de estágio, constituição de grupos de discussão online, por meio do aplicativo WhatsApp, e realização de entrevistas semiestruturadas, tendo como objetivo geral caracterizar os significados da vivência formativa expressos pelos estagiários e seus supervisores, sob a perspectiva dos sujeitos participantes do programa de estágio não obrigatório em uma Autarquia Federal. Ao final, os dados produzidos foram objeto de análise de conteúdo, conforme técnica preconizada por Bardin (1977), com categorização emergente dos dados. Os resultados apontam que o estágio não-obrigatório é uma importante estratégia na formação dos estudantes de nível superior, cujos significados revelam aspectos de aprendizagem como processo; temporalidade e transitoriedade; transição para ocupação profissional; identidade e ética profissional; e valor da experiência. O estágio exerce o papel de aproximação da realidade do mundo do trabalho, desenvolve conhecimentos técnicos e outros saberes inicialmente não estabelecidos, desenvolve crença de autoeficácia, contribui com o repertório de experiências de domínio e confere suporte financeiro para auxiliar na vida acadêmica dos estudantes.-
Descrição: dc.descriptionThis dissertation aims to contribute to the research process on the non-compulsory curricular intemship program, which deals with Law No. 11,788/2008, focusing on formative relevance that is present and develops beyond the perspective of the acquisition of technical knowledge, commonly valued in the professional context. The subjectivity and understanding of meanings attributed by the subjects participating in this formative experience is a field ofresearch to be explored, especially with regard to intemship opportunities offered by federal public agencies, stimulating greater knowledge about the use of this space as a niche of academic and professional development of these trainees. The research has a qualitative approach, in the search for understanding the essence ofthe formative experience, from the perspective of the subjects. To support the discussion of the data, the research was anchored in the theoretical approaches of formation of Dominicé (2012), Macedo (2012), of experiential leaming of Josso (2004), as well as in the elements that integrate the Social Cognitive Theory of Bandura et al. (2008) and the Historical-Cultural Theory, especially with regard to Vygotsky's contributions (2001) to assist in the foundation of understanding the processes of eaning and meaning elaborated by the subjects in the social context of their practices. From the methodological point of view, the path to production of empirical data was composed by the documentary analysis of the semiannual intemship reports, the establishment of online discussion groups, through the WhatsApp application, and semi-structured interviews, with the general objective of characterizing the meanings ofthe formative experience expressed by the trainees and their supervisors, from the perspective ofthe subjects participating in the noncompulsory intemship program in a Federal Authority. At the end, the data produced were the object of content analysis, according to the technique recommended by Bardin (1977), with emerging categorization ofthe data. The results indicate that non-compulsory intemship is an important strategy in the education of higher education students, whose meanings reveal aspects of leaming as a process; temporality and transience; transition to professional occupation; identity and professional ethics; and value of experience. The intemship plays the role of approaching the reality ofthe world of work, develops technical knowledge and other knowledge initially not established, develops a belief of self-efficacy, contributes to the repertoire of domain experiences and gives financial support to assist in the academic life of students.-
Descrição: dc.descriptionFaculdade de Educação (FE)-
Descrição: dc.descriptionPrograma de Pós-Graduação em Educação, Mestrado Profissional-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Direitos: dc.rightsAcesso Aberto-
Direitos: dc.rightsA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.-
Palavras-chave: dc.subjectEstágio não-obrigatório-
Palavras-chave: dc.subjectAprendizagem experiencial-
Palavras-chave: dc.subjectSubjetividade - aprendizagem-
Título: dc.titleEstágio curricular não-obrigatório : significados de uma experiência formativa em uma autarquia federal-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional – UNB

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