Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Moura Filho, Augusto César Luitgards | - |
Autor(es): dc.creator | Silva, Luciana da Conceição | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-10-23T15:03:19Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-10-23T15:03:19Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019-11-07 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019-11-07 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019-11-07 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019-04-23 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.unb.br/handle/10482/35779 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/873112 | - |
Descrição: dc.description | Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Línguas Estrangeiras e Tradução, Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada, 2019. | - |
Descrição: dc.description | Na pesquisa relatada nesta dissertação, investigo se um curso de formação continuada para professores de Línguas influenciou uma professora cursista a adotar práticas reflexivas em sala de aula. Verifico se essas práticas existem e quais são as ações reflexivas aplicadas pela docente. Relaciono, também, os objetivos do curso de formação continuada com as ações pedagógicas utilizadas pela professora. O curso de formação em questão é oferecido na Universidade de Brasília (UnB) por meio do Programa de Pós – Graduação em Linguística Aplicada (PGLA), intitulado Reflexão na Ação (RNA). Ressalto que a cursista desta pesquisa é servidora do Município de Valparaíso de Goiás e atua em escola pública do ensino regular. Para este trabalho, emprego a abordagem de pesquisa qualitativa interpretativista, utilizando os preceitos teóricos fundamentados de um Estudo de Caso, por meio de uma de suas modalidades, denominada História de Vida. A análise dos dados foi realizada, utilizando-se a técnica da triangulação de dados que foram coletados por intermédio de entrevistas semi-estruturadas, análise documental e história de vida da participante desta pesquisa, atendendo assim, ao tipo de análise realizada neste trabalho. No que se refere à análise dos resultados, destaco as contribuições do curso Reflexão na Ação nas práticas de sala de aula da professora cursista e evidencio a importância de um maior alcance na oferta do curso à professores de regiões do Entorno de Brasília. | - |
Descrição: dc.description | This research investigates if a language teacher professional development course influences a participant to adopt reflexive practices in classroom. I check if these practices exist and which are the reflexive actions applied by the teacher. I relate the course objectives with the pedagogical practices the teacher applies. The University of Brasilia (UnB) through the Department of Applied Linguistics (PGLA) provides this course called Reflection in Action (RNA). The teacher who participates in this research works in Valparaíso de Goiás town in a public school. I use the Case Study approach through the modality of Life History in this qualitative research. Triangulation was the technique used for the data analyses because it suits this kind of work. The data were collect by semi-structured interviews, document analyses and the participant life history. In relation to the data analyses, I highlight the course contributions in the teachers’ classroom practices. I believe the course should reach more places in and outside Brasilia so that more teachers could attend it and take advantages of it. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Direitos: dc.rights | Acesso Aberto | - |
Direitos: dc.rights | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | - |
Palavras-chave: dc.subject | Professores - formação continuada | - |
Palavras-chave: dc.subject | Práticas reflexivas | - |
Palavras-chave: dc.subject | Professores de línguas - formação | - |
Título: dc.title | Um caminho possível : perspectivas reflexivas na formação continuada de professores de Língua Estrangeira (Inglês) | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional – UNB |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: