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Metadados | Descrição | Idioma |
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Autor(es): dc.creator | Dal Pizzol, Tatiane da Silva | - |
Autor(es): dc.creator | Moraes, Cassia Garcia | - |
Autor(es): dc.creator | Arrais, Paulo Sergio Dourado | - |
Autor(es): dc.creator | Bertoldi, Andréa Dâmaso | - |
Autor(es): dc.creator | Ramos, Luiz Roberto | - |
Autor(es): dc.creator | Farias, Mareni Rocha | - |
Autor(es): dc.creator | Oliveira, Maria Auxiliadora | - |
Autor(es): dc.creator | Tavares, Noemia Urruth Leão | - |
Autor(es): dc.creator | Luiza, Vera Lucia | - |
Autor(es): dc.creator | Mengue, Sotero Serrate | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-10-23T15:02:50Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-10-23T15:02:50Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-01-23 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-01-23 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://repositorio.unb.br/handle/10482/36484 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://doi.org/10.1590/1980-549720190009 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://orcid.org/0000-0002-7566-7745 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://orcid.org/0000-0002-5270-1883 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://orcid.org/0000-0002-4502-8467 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://orcid.org/0000-0002-4680-3197 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://orcid.org/0000-0003-3143-8315 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://orcid.org/0000-0001-7166-8444 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://orcid.org/0000-0003-2400-536X | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://orcid.org/0000-0001-6180-7527 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://orcid.org/0000-0001-6245-7522 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://orcid.org/0000-0002-3349-8541 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/872911 | - |
Descrição: dc.description | Introdução: A informação escrita sobre medicamentos tem sido reconhecida como uma ferramenta importante para a educação em saúde. Objetivo: Analisar o uso e compreensão de bulas de medicamentos pelos usuários e avaliar fatores sociodemográficos e médicos associados ao seu uso e compreensão. Método: Os dados nesta análise fazem parte da PNAUM - um estudo transversal de base populacional realizado nas cinco regiões brasileiras. Estatísticas descritivas e teste de χ2 de Pearson foram utilizados para comparar proporções entre características sociodemográficas e médicas, uso e compreensão das bulas. Resultados: Um total de 28.427 indivíduos responderam a questões relativas a bulas. Desse total, 59,6% (IC95% 57,7 - 61,5) responderam que geralmente leem as bulas e 98,4% (IC95% 98,0 - 98,8) as consideraram necessárias. Entre as pessoas que leram as bulas, mais da metade indicou dificuldades de legibilidade (57,4%; IC95% 55,2 - 59,6) e de leiturabilidade (54,1%; IC95% 52,1 - 56,1) das bulas. As pessoas com menos educação relataram maior dificuldade em compreendê-las. Conclusões: A maioria da população tem o costume de ler as bulas, no entanto as pessoas consideram-nas difíceis de ler e compreender. | - |
Descrição: dc.description | Introduction: The written information on medicines has been acknowledged as an important tool for health education. Objective: To analyze the use and understanding of medicine package inserts by users and assess sociodemographic and medical factors associated with their comprehension. Method: Data in this analysis are part of the PNAUM National Survey - a cross-sectional population-based study conducted in Brazil. Descriptive statistics and the Pearson χ2 tests were performed to compare proportions between sociodemographic and medical characteristics, as well as use and understanding of medicine package inserts. Results: A total of 28.427 individuals responded to questions related to medicine package inserts. From these, 59.6% (95%CI 57.7 - 61.5) said they usually read the inserts, and 98.4% (95%CI 98.0 - 98.8) considered them necessary. Among people who read the medicine package inserts, more than half indicated difficulties with legibility (57.4%; 95%CI 55,2 - 59,6) and readability (54.1%; 95%CI 52.1 - 56.1). People from a lower education level reported greater difficulty in understanding them. Conclusion: The larger portion of the population usually read medicine package inserts. Nevertheless, people have difficulty in reading and understanding them. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | en | - |
Publicador: dc.publisher | Associação Brasileira de Saúde Coletiva | - |
Direitos: dc.rights | Acesso Aberto | - |
Direitos: dc.rights | (CC BY) - © 2019 Associação Brasileira de Saúde Coletiva This is an open access article distributed under the terms of the Creative Commons license. | - |
Palavras-chave: dc.subject | Medicamentos | - |
Palavras-chave: dc.subject | Comunicação em saúde | - |
Palavras-chave: dc.subject | Compreensão | - |
Título: dc.title | Medicine package inserts from the users’ perspective : are they read and understood? | - |
Título: dc.title | Bulas de medicamentos sob a perspectiva dos usuários : elas são lidas e compreendidas? | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional – UNB |
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