Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Barbosa, Sidney | - |
Autor(es): dc.creator | Souza, Alan Brasileiro de | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-10-23T15:02:28Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-10-23T15:02:28Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-01-25 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-01-25 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-01-25 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-02-22 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/47523 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/872770 | - |
Descrição: dc.description | Tese (doutorado) — Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Teoria Literária e Literaturas, Programa de Pós-Graduação em Literatura, 2023. | - |
Descrição: dc.description | Nesta tese analisamos o romance Vidas secas ([1938] 2017) de Graciliano Ramos (1892- 1953) a partir da hipótese de que a maneira como a narração está articulada na obra, notadamente no que diz respeito ao uso dos modos indireto, indireto livre e direto do discurso, estabelece na página literária referências intermidiáticas ao cinema. Para deslindar tal processo de evocação da imagem pela escrita, examinamos a estruturação narrativa do livro cotejando-a com as noções de quadro, enquadramento e montagem próprias da teoria e do fazer cinematográfico. Considerando ainda o argumento, pacífico na fortuna crítica do corpus e do escritor, de que em Vidas secas a representação do subalterno não se dá pela submissão deste à voz do intelectual que alinhava a narrativa, propomos que o cruzamento de fronteiras entre as mídias orquestrado no texto produz como efeito uma vivificação do mundo e da perspectiva dos protagonistas do entrecho para o leitor do romance. | - |
Descrição: dc.description | In this thesis we analyze the novel Vidas secas ([1938] 2017) by Graciliano Ramos (1892- 1953) through the hypothesis that the way in which the narrative is articulated in the work, notably regarding the use of indirect, free indirect and direct modes of speech, stablish on the page intermidiality references to the cinema. In order to unravel the process of evoking the image through writing, we examine the narrative structure of the book, comparing it with the notions of camera, framing, montage and film making and its theory. Considering also the argument, to wich there's no discordance, that in Vidas secas the representation of the subaltern does not occur through its submission to the voice of the intellectual who aligned the narrative, we propose that the borders crossing between the media orchestrated in the text produces, as an effect, a vivification of the world and the perspective of the protagonists of the plot for the novel reader. | - |
Descrição: dc.description | Dans cette thèse, nous analysons le roman Vidas secas ([1938] 2017) de Graciliano Ramos (1892-1953) à partir de l'hypothèse que la manière dont la narration est articulée dans l'œuvre, notamment en ce qui concerne l'utilisation des modes indirects, indirects libres et directs du discours, établit, sur le plain littéraire, des références intermediatique au cinéma. Afin de démêler ce processus d'évocation de l'image par l'écriture, nous examinons la structure narrative du livre en la confrontant aux notions de caméra, de cadrage, de montage et de cadre typiques de la théorie et de la réalisation cinématographique. Considérant également l'argument, pacifique dans la richesse critique du corpus et de l'écrivain, que dans Vidas secas la représentation du subalterne ne passe pas par la soumission de celui-ci à la voix de l'intellectuel qui a guidé le récit, nous proposons que le croisement des frontières entre les médias orchestré dans le texte produit, comme effet, une vivification du monde et de la perspective des protagonistes de la trame pour le lecteur du roman. | - |
Descrição: dc.description | Instituto de Letras (IL) | - |
Descrição: dc.description | Departamento de Teoria Literária e Literaturas (IL TEL) | - |
Descrição: dc.description | Programa de Pós-Graduação em Literatura | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Direitos: dc.rights | Acesso Aberto | - |
Direitos: dc.rights | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.unb.br, www.ibict.br, www.ndltd.org sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra supracitada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | - |
Palavras-chave: dc.subject | Literatura brasileira | - |
Palavras-chave: dc.subject | Intermidialidade | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ramos, Graciliano, 1892-1953 | - |
Palavras-chave: dc.subject | Cinema e literatura | - |
Título: dc.title | Imagens da escrita : referências intermidiáticas entre literatura e cinema em Vidas Secas | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional – UNB |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: