Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Cruz, Fernanda Natasha Bravo | - |
Autor(es): dc.contributor | inaracarvalho@unb.br | - |
Autor(es): dc.creator | Andrade, Inara Carvalho de | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-10-23T15:02:28Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-10-23T15:02:28Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-06-02 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-06-02 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-06-02 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-11-09 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/45938 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/872766 | - |
Descrição: dc.description | Dissertação (Mestrado Profissional em Educação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, Brasília, 2022. | - |
Descrição: dc.description | A pesquisa objetivou compreender as percepções quanto à assistência estudantil das discentes da Licenciatura em Educação do Campo que são mães e levam os filhos consigo para Faculdade UnB Planaltina (FUP) durante o período do curso denominado Tempo Universidade. Para tanto, utilizou-se uma abordagem multimetodológica, com a aplicação de questionário do tipo survey e entrevistas individuais semiestruturadas para a realização de avaliação participativa, com abordagem interpretativa, bem como foi realizada a análise dos instrumentos de ação pública disponíveis para a assistência estudantil das mães do LEDOC. O estudo se justificou em função das particularidades desse grupo de estudantes, mulheres mães que se deslocam, com seus filhos, do campo até o campus UnB Planaltina e exigem da Universidade estruturas para recebê-las de maneira adequada. Também justifica-se pela importância da assistência estudantil, que no caso fomenta a permanência de estudantes de origem quilombola, interiorana e camponesa – entre as quais é possível identificar o entrelaçamento de fatores de diferença como: raça, gênero, maternidade, ruralidade. Embora os resultados da pesquisa mostrem que a assistência estudantil é insuficiente para atender as especificidades das discentes mães, principalmente na conjuntura de crise política, onde acontecem cortes orçamentários indiscriminados no âmbito da educação superior, é reconhecido que a maioria das discentes não teria condição de concluir o curso sem o aporte da assistência existente, destacando-se alojamento, auxílio emergencial, auxílio socioeconômico, bolsa permanência MEC para quilombolas, bolsa alimentação e auxílio-creche. A pesquisa mostra ainda que, em razão do baixo alcance do auxílio-creche e da desconsideração da especificidade da maternidade nos demais mecanismos formais de assistência, destaca-se uma estratégia extensionista de cuidado conhecida por “Ciranda” e concretizada em forma de ação coletiva, como resultado dos esforços de uma rede local de apoio às discentes e seus filhos. | - |
Descrição: dc.description | The main goal to this research is to understand the perceptions when it comes to student assistance for students of Field Education who are mothers that take their children to college with them – Faculdade UnB Planaltina (FUP Campus) throughout the duration of the course named as Tempo Universidade. In order to reach its goals, the research made use of multifactorial approaches by applying a survey and preplanned individual interviews to get effective participation with multifactor analysis as well as the analysis of public service tools available to the student assistance of mothers from LEdoC. The research justified itself based on the group’s particularities, who are mothers and come from rural areas with their kids to the campus, demanding particular structures available at the university in order to receive them properly. Also, student social assistence is relevant to the permanence of these quilombola and rural students, whose differences regarding to race, gender, motherhood and rural origins are intersectional. Even though the results from the research shows that the applied resources are insufficient to attend the specificities that comes from the students, especially considering a political scenario where budget cutbacks oftenly happens in the educational funds, it shows clearly that most of the students wouldn’t be able to finish their degrees if it weren’t for the program’s support. The research also shows that, due to the low scope of day care assistance and the disregard of the maternity specificity in other formal assistance mechanisms, an extension care strategy known as "Ciranda" stands out and implemented in the form of a collective action, as a result of the efforts of a local support network for students and their children. | - |
Descrição: dc.description | Faculdade de Educação (FE) | - |
Descrição: dc.description | Programa de Pós-Graduação em Educação, Mestrado Profissional | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | Acesso Aberto | - |
Direitos: dc.rights | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | - |
Palavras-chave: dc.subject | Assistência estudantil | - |
Palavras-chave: dc.subject | Maternidade | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação do campo | - |
Título: dc.title | Assistência estudantil para mães estudantes do curso de Licenciatura em Educação do Campo na FUP/UnB | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional – UNB |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: