Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.creator | Lima, Erick Calheiros | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-10-23T15:02:26Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-10-23T15:02:26Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2016-08-18 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2016-08-18 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2013-07 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.unb.br/handle/10482/21232 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/872757 | - |
Descrição: dc.description | Persigo aqui o objetivo de contribuir à recuperação da interlocução entre Nietzsche e a tradição dialética. A despeito da ideia de registros teóricos incompatíveis, procuro sublinhar as preocupações comuns e o possível benefício recíproco nessa interlocução. A diretriz fundamental consiste na visualização da capacidade de a linguagem se tensionar entre a mediação simbólica das formas de vida e a expressividade das vivências singularizadas. Primeiramente, proponho uma interpretação das reflexões de Nietzsche sobre a linguagem no sentido de detectar aí uma instigante polarização entre conceito e intuição (1). Em seguida, mostro como Adorno desenvolve esse tema no sentido de uma concepção dialética de linguagem (2). Finalmente, apoiando-me em Hegel e Gadamer, gostaria de indicar como a tradição dialética logra responder ao desafio nietzschiano do inacabamento do sentido poético (3). ______________________________________________________________________________ RESUMEM | - |
Descrição: dc.description | Persigo aquí el objetivo de contribuir a la recuperación de la interlocución entre Nietzsche y la tradición dialéctica. Contra la idea de que se trata de registros teóricos incompatibles, busco destacar las preocupaciones comunes y el posible beneficio recíproco en esa interlocución. La directriz fundamental consiste en la visualización de la capacidad del lenguaje para tensionarse entre la mediación simbólica de las formas de vida y la expresividad de las vivencias singularizadas. Primeramente, propongo una interpretación de las reflexiones de Nietzsche sobre el lenguaje en el sentido de detectar ahí una polarización entre concepto e intuición (1). En seguida, muestro cómo Adorno desarrolla ese tema en el sentido de una concepción dialéctica del lenguaje (2). Finalmente, apoyándome en Hegel y Gadamer, quisiera indicar cómo la tradición dialéctica logra responder al desafío nietzscheano del inacabamiento del sentido poético (3). ______________________________________________________________________________ ABSTRACT | - |
Descrição: dc.description | This paper aims at recasting the debate between Nietzsche and the dialectical tradition. Despite the generally alleged incompatibility between these perspectives, the purpose is to point out some similarities in the way they conceive the relation between critique of reason and philosophy of language. My account focuses on a relevant issue in continental philosophy of language, namely: language´s capacity to extend itself beyond the symbolic mediation of life-forms towards the expression of singularized experiences. Firstly, I attempt to interpret some of Nietzsche´s reflections upon language, in order to recognize the theoretical relevance of the opposition of concept and intuition for a philosophical account of language (1). Then I argue that Adorno develops this opposition towards a dialectical comprehension of language (2). Finally, after considering Hegel’s and Gadamer’s views concerning the structure of language, I examine the way dialectical tradition attempts to respond Nietzsche´s challenge of “unfinishedness” of poetic meaning (3). | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Publicador: dc.publisher | Programa de Pós-Graduação em Filosofia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte | - |
Direitos: dc.rights | Acesso Aberto | - |
Direitos: dc.rights | Princípios, Revista de Filosofia - Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional (CC BY-NC-SA 4.0). Fonte: http://www.periodicos.ufrn.br/principios/article/view/7542/5611. Acesso em: 20 jun. 2016 | - |
Palavras-chave: dc.subject | Hegel, Georg Wilhelm Friedrich, 1770-1831 | - |
Palavras-chave: dc.subject | Nietzsche, Friedrich Wilhelm, 1844-1900 | - |
Palavras-chave: dc.subject | Gadamer, Hans Georg, 1900- | - |
Palavras-chave: dc.subject | Dialética | - |
Palavras-chave: dc.subject | Adorno, Theodor W., 1903-1969 | - |
Palavras-chave: dc.subject | Linguagem | - |
Título: dc.title | Entre a imagem e o signo : notas sobre Nietzsche, a linguagem e a tradição dialética | - |
Título: dc.title | Entre la imagen y el signo : notas sobre Nietzche, el lenguaje y la tradicíon dialética | - |
Título: dc.title | Between the image and the sign : notes on Nietzsche, language and dialectical tradition | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional – UNB |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: