Do movimento renovador da Educação Física brasileira às contribuições da pedagogia crítico-superadora : um estudo bibliográfico

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorCosta, Jonatas Maia da-
Autor(es): dc.creatorSouza, Rafael Duarte de-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-10-23T15:02:23Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-10-23T15:02:23Z-
Data de envio: dc.date.issued2022-05-03-
Data de envio: dc.date.issued2022-05-03-
Data de envio: dc.date.issued2022-05-03-
Data de envio: dc.date.issued2022-02-25-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://repositorio.unb.br/handle/10482/43613-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/872732-
Descrição: dc.descriptionDissertação (Mestrado) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação Física, Programa de Pós-Graduação em Educação Física, 2021.-
Descrição: dc.descriptionA presente dissertação vale-se da pesquisa bibliográfica como fundamentos orientadores de produção de dados e procedimentos técnicos e tem como norte a ideia de monografia de base constituída por Saviani (1991). Tal pesquisa justifica-se pela necessidade de ampliar o campo de discussões, debates e pesquisas de estudos acerca da Educação Física escolar (EFE), que ainda se mostra tímido. Este trabalho tem como objetivo analisar o estado da arte acerca da pedagogia críticosuperadora no ambiente acadêmico da EFE. Sendo assim, os objetivos específicos são: esclarecer o Movimento Renovador da Educação Física (MREF), passando pelo contexto histórico que propiciou sua gênese; problematizar a materialização (ou não) do MREF; e analisar qual o impacto da pedagogia crítico-superadora na produção acadêmica da EFE brasileira. É realizada uma breve contextualização histórica da Educação Física (EF), desde o seu surgimento de maneira mais sistematizada na Europa até o desdobramento do MREF no Brasil. Procura-se descrever o MREF e suas “fases” no Brasil, assim como provocar reflexões da materialização (ou não) desse movimento nos ambientes formais de ensino. Realizase o mapeamento da producação acadêmica (com base em alguns periódicos nacionais com janela temporal de 1992 a 2021) acerca da EFE e da pedagogia crítico-superadora. Busca-se realizar uma análise quantitativa e qualitativa dos dados obtidos, a fim de tentar entender o real impacto da pedagogia críticosuperadora no campo acadêmico da EFE. Apresentam-se, como resultado da análise quantitativa, apontamentos de uma taxa de publicação acerca da EFE ainda tímida (tendo em vista sua relevância para a área como um todo), algo em torno de 20,59% da publicação total da área da EF. Para a pedagogia crítico-superadora, a taxa de publicação é ainda mais preocupante, totalizando 0,77% do que é publicado em toda a área ou 3,81% do que é publicado referente à EFE. As publicações têm temáticas variadas, mas a maioria se atém ao momento da prática pedagógica propriamente dita (intervenção), podendo-se identificar uma temática central que busca entender a relação da EFE com as possibilidades de apropriação da cultura corporal sob uma perspectiva crítica. Em diversos trabalhos, são apresentados exemplos exitosos de práticas pedagógicas com uma proposta de apropriação crítica pelos alunos. Tem-se como conclusão que o número de publicações acerca da pedagogia crítico-superadora ainda é muito acanhado para uma prática pedagógica que se pretende hegemônica. São necessários estímulos para que a pedagogia crítco-superadora se consolide no “chão da escola” e no ambiente acadêmico.-
Descrição: dc.descriptionCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES).-
Descrição: dc.descriptionThe present dissertation makes use of bibliographic research as the guiding foundations of data production and technical procedures, having as its guide the idea of a basic monograph constituted by Saviani (1991). Such research is justified by the need to expand the field of discussions, debates and research studies on EFE, which is still shy. This work aims to analyze the state of the art about the overcoming critical pedagogy in the academic environment of School Physical Education (EFE). Therefore, the specific objectives are: to clarify the Renewal Movement of Physical Education (MREF) through the historical context that led to its genesis; to problematize the materialization (or not) of the MREF and to analyze the impact of the critical-overcoming pedagogy in the academic production of the Brazilian EFE. A brief historical contextualization of Physical Education (PE) is carried out since its emergence in a more systematic way in Europe until the unfolding of the MREF in Brazil. It seeks to describe the MREF and its “phases” in Brazil, as well as to provoke reflections on the materialization (or not) of this movement in formal teaching environments. The mapping of academic production (from some national journals with a time window from 1992 to 2021) about EFE and critical-overcoming pedagogy is carried out. It seeks to carry out a quantitative and qualitative analysis of the data obtained, in order to try to understand the real impact of critical-overcoming pedagogy in the academic field of EFE. As a result of the quantitative analysis, it was obtained notes of a publication rate about the EFE still timid (in view of its relevance to the area as a whole), something around 20.59% of the total publication in the area of EF. For the critical-overcoming pedagogy, the publication rate is even more worrying, totaling 0.77% of what is published in the entire area, or 3.81% of what is published regarding the EFE. The publications have different themes, but most focus on the moment of the pedagogical practice itself (intervention), being able to identify a central theme that seeks to understand the relationship between EFE and the possibilities of appropriation of body culture through a critical perspective. In several works, successful examples of pedagogical practices are presented with a proposal of critical appropriation by the students. The conclusion is that the number of publications (about the critical-overcoming pedagogy) is still too shy for a pedagogical practice that is intended to be hegemonic. It is necessary to stimulate the critical-overcoming pedagogy to be consolidated on the “school floor” and in the academic environment.-
Descrição: dc.descriptionFaculdade de Educação Física (FEF)-
Descrição: dc.descriptionPrograma de Pós-Graduação em Educação Física-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Direitos: dc.rightsAcesso Aberto-
Direitos: dc.rightsA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.-
Palavras-chave: dc.subjectEducação física escolar-
Palavras-chave: dc.subjectMovimento Renovador-
Palavras-chave: dc.subjectPedagogia crítico-superadora-
Título: dc.titleDo movimento renovador da Educação Física brasileira às contribuições da pedagogia crítico-superadora : um estudo bibliográfico-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional – UNB

Não existem arquivos associados a este item.