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Metadados | Descrição | Idioma |
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Autor(es): dc.contributor | Torres, Mateus Gamba | - |
Autor(es): dc.creator | Viana, Luísa Pereira | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-10-23T15:02:10Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-10-23T15:02:10Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-01-30 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-01-30 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-01-30 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-09-15 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/47621 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/872638 | - |
Descrição: dc.description | Dissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Humanas, Departamento de História, Programa de Pós-Graduação em História, 2023. | - |
Descrição: dc.description | O objetivo desta pesquisa é investigar a produção de representações sobre a ditadura civilmilitar brasileira entre 1964 e 1968 a partir das crônicas de Stanislaw Ponte Preta. Compreendese que o golpe de 1964 e a instalação da ditadura aconteceram em meio a disputas sociais e políticas, que se expressam também no campo do simbólico e do imaginário. Desse modo, esta pesquisa investigou a forma em que o imaginário político e social se realiza nas crônicas de Ponte Preta, não somente a partir dos elementos textuais, mas também a partir das mediações sociais e culturais, que referenciam e que condicionam a sua escrita e a sua leitura. A metodologia da pesquisa se baseou no cotejamento de fontes históricas, na análise da produção literária de Stanislaw, no diálogo com a historiografia sobre o período e em reflexões sobre autoria, literatura, imprensa e produção do humor. Foram selecionadas como fontes históricas fundamentais para a investigação a coluna de Stanislaw Ponte Preta no jornal Última Hora e suas crônicas publicadas nos livros Garoto Linha Dura e na série Festival de Besteira que Assola o País. A partir da concepção de que a construção de um texto ocorre através de dinâmicas sociais, que envolvem o autor, o público leitor e as condições para sua produção e circulação, este trabalho considerou a dimensão política que marca as práticas e representações constituídas pelas crônicas de Stanislaw entre 1964 e 1968. | - |
Descrição: dc.description | The objective of this research is to investigate the production of representations about the Brazilian civil-military dictatorship between 1964 and 1968 based on the chronicles of Stanislaw Ponte Preta. It is understood that the 1964 coup and the installation of the dictatorship took place in the midst of social and political disputes, which are also expressed in the field of the symbolic and the imaginary. Thus, this research investigated how the political and social imaginary is realized in Ponte Preta's chronicles, not only from the textual elements, but also from the social and cultural mediations, which reference and condition his writing and your reading. The research methodology was based on the comparison of historical sources, on the analysis of Stanislaw's literary production, on the dialogue with the historiography about the period and on reflections on authorship, literature, press and humor production. Stanislaw Ponte Preta's column in the newspaper Ultima Hora and his chronicles published in the books Garoto Linha Dura and in the series Festival de Besteira que Assola o País were selected as fundamental historical sources for the investigation. From the conception that the construction of a text occurs through social dynamics, which involve the author, the readership and the conditions for its production and circulation, this work considered the political dimension that marks the practices and representations constituted by the chronicles of Stanislaw between 1964 and 1968. | - |
Descrição: dc.description | Instituto de Ciências Humanas (ICH) | - |
Descrição: dc.description | Departamento de História (ICH HIS) | - |
Descrição: dc.description | Programa de Pós-Graduação em História | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Direitos: dc.rights | Acesso Aberto | - |
Direitos: dc.rights | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.unb.br, www.ibict.br, www.ndltd.org sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra supracitada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ditadura militar - Brasil | - |
Palavras-chave: dc.subject | Crônicas | - |
Palavras-chave: dc.subject | Política e literatura | - |
Palavras-chave: dc.subject | Porto, Sérgio Marcus Rangel, 1923-1968 (Stanislaw Ponte Preta) | - |
Palavras-chave: dc.subject | Representações | - |
Título: dc.title | "Suicidados" e "cocorocas" : a ditadura civil-militar brasileira nas crônicas de Stanislaw Ponte Preta, de 1964 a 1968 | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional – UNB |
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