Uma análise crítica da montagem um homem é um homem de Bertolt Brecht, pelo Grupo Galpão

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Autor(es): dc.contributorMedeiros, Maria Beatriz de-
Autor(es): dc.creatorCelso Neto, Dhenise de Almeida-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-10-23T15:02:03Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-10-23T15:02:03Z-
Data de envio: dc.date.issued2009-08-06-
Data de envio: dc.date.issued2009-08-06-
Data de envio: dc.date.issued2007-11-19-
Data de envio: dc.date.issued2007-11-19-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://repositorio.unb.br/handle/10482/1561-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/872595-
Descrição: dc.descriptionDissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Departamento de Artes Visuais, Programa de Pós-Graduação em Arte, 2007.-
Descrição: dc.descriptionA presente pesquisa é uma proposta de estudar o desenvolvimento do trabalho artístico teatral do Grupo Galpão, de Minas Gerais, pela análise da obra estreada em outubro do ano de 2005, o espetáculo Um homem é um homem, de Bertolt Brecht. Existem, nesse caso, dois temas para os quais a pesquisa aponta: o trabalho do Grupo Galpão, sua produção artística e composição cênica, observando os valores do Grupo a partir de critérios levantados em artigos, críticas e documentações da obra deste Grupo; e a dramaturgia e teoria elaboradas pelo dramaturgo e encenador alemão Bertolt Brecht, que revoluciona a cena do teatro universal. A partir de estudos das obras de Gilles Deleuze e Félix Guattari, Michel Foucault, Henri Bergson, Yann Ciret, George Simmel, entre outros teóricos da filosofia e sociologia, enunciam-se alguns caminhos e possibilidades de análise do objeto Galpão/Brecht, com enfoque para questões que surgem ao longo do processo desse estudo, tais como a relevância desta montagem teatral para a atualidade, a linguagem artística utilizada, a comicidade da obra e a performatividade do Grupo e da proposta cênica. _____________________________________________________ RESUMÉ-
Descrição: dc.descriptionCette recherche est une proposition visant étudier le développement du travail théâtral du Groupe Galpão, de Minas Gerais, avec un approche à l’oeuvre étrennée en octobre de l’année 2005: le spectacle Homme pour Homme, de Bertolt Brecht. Nous apercevons dans ce cas, deux sujets: le travail du Groupe Galpão, sa production artistique et composition scénique, observant les valeurs du Groupe à partir de critères envisagés dans des articles, critiques et documentations de cet oeuvre; et la dramaturgie et la théorie élaborées par le dramaturge et méteur-en-scène allemand Bertolt Brecht qui a révolutionné la scène universelle. À partir d’études des oeuvres de Gilles Deleuze et Félix Guattari, Michel Foucault, Henri Bergson, Yann Ciret, George Simmel, parmi autres philosophes et sociologes, la recherche indique quelques chemins et possibilités d’analyse de l’objet Galpão/Brecht, avec l’approche à des questions qui apparaissent au long du procès de cet étude, tels que son importance pour l’actualité, la langue artistique et comique de l’oeuvre, et la performativité du Groupe et de la proposition scénique.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Direitos: dc.rightsAcesso Aberto-
Palavras-chave: dc.subjectGrupo Galpão-
Palavras-chave: dc.subjectTeatro-
Palavras-chave: dc.subjectBertold Brecht-
Título: dc.titleUma análise crítica da montagem um homem é um homem de Bertolt Brecht, pelo Grupo Galpão-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional – UNB

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