
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.creator | Lucas, João Paulo | - |
| Autor(es): dc.creator | Lignelli, César | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-10-23T15:01:58Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-10-23T15:01:58Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2018-01-04 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2018-01-04 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2017-04 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.unb.br/handle/10482/30933 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | http://dx.doi.org/10.1590/2237-266063565 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/872562 | - |
| Descrição: dc.description | Os desdobramentos do conceito de dramaturgia e as problematizações da criação coreográfica contemporânea são hoje um vasto e diversificado campo de pesquisa, tecido por inúmeras linhas de fuga que orientam a sua recíproca implicação. Além disso, a dança e a música partilham laços de complementaridade expressiva que propiciam a ponderação de uma questão composicional comum. Refletindo sobre os respectivos processos composicionais, este artigo interroga a colaboração entre coreógrafos e compositores musicais, integrando a incidência da dramaturgia nas estratégias de composição coreográfico-musical. | - |
| Descrição: dc.description | The unfolding of the concept of dramaturgy and the problematics of contemporary choreography are, today, a vast and diverse field of research, bearing numerous disclosures that lead to their reciprocal implication. Apart from that, dance and music share significant complementary ties allowing for the consideration of a common compositional inquiry. Reflecting on the compositional processes of dance and music, this article cross-examines the collaboration between choreographers and composers, integrating the incidence of dramaturgy in the strategies of choreographic and musical composition. | - |
| Descrição: dc.description | Les développements du concept de dramaturgie et la problématisation de la création chorégraphique contemporaine sont, aujourd'hui, un vaste et diversifié champ de recherche, tissé par des nombreuses lignes de fuite qui guident leur implication mutuelle. De plus, la danse et la musique partagent des liens de complémentarité expressives ce qui favorise la pondération d'un problème de composition commun. En réfléchissant sur les processus de composition chorégraphique et musicale, cet article est une étude sur la collaboration entre les chorégraphes et compositeurs, intégrant l'incidence de la dramaturgie sur les stratégies de composition. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Idioma: dc.language | pt_BR | - |
| Idioma: dc.language | en | - |
| Publicador: dc.publisher | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | - |
| Direitos: dc.rights | Acesso Aberto | - |
| Direitos: dc.rights | Revista Brasileira de Estudos da Presença - This is an open-access article distributed under the terms of the Creative Commons Attribution License (CC BY 4.0). Fonte: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2237-26602017000100019&lng=en&nrm=iso. Acesso em: 9 jan. 2018. | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Composição (Arte) | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Coreografia | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Música | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Dramaturgia | - |
| Título: dc.title | Dança, música e dramaturgia : plano de colaboração e dispositivo dramatúrgico | - |
| Título: dc.title | Dance, music and dramaturgy : collaboration plan and dramaturgical apparatus | - |
| Título: dc.title | Danse, musique et dramaturgie : plan de collaboration et dispositif dramaturgique | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional – UNB | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: