Espaço geográfico e interdisciplinaridade : natureza do conhecimento geográfico no saber escolar

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.creatorKunz, Sidelmar Alves da Silva-
Autor(es): dc.creatorCastioni, Remi-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-10-23T15:01:45Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-10-23T15:01:45Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-11-25-
Data de envio: dc.date.issued2020-11-25-
Data de envio: dc.date.issued2017-01-25-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://repositorio.unb.br/handle/10482/39666-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/872469-
Descrição: dc.descriptionO objetivo deste trabalho é relacionar os pressupostos da categoria espaço geográfico com a perspectiva interdisciplinar de lidar com o conhecimento científico. Tal investigação visa contribuir para o aprimoramento do debate a respeito do saber geográfico que, em virtude das transformações sociais, demanda superação dos novos desafios no cenário do escolar. Este estudo é norteado pela compreensão epistemológica, num viés crítico, sobre a natureza do conhecimento geográfico a partir de pesquisa bibliográfica com vistas a explorar conceitos filosóficos, educacionais e geográficos que envolvam essa temática. As reflexões apontam que o espaço geográfico como objeto específico de análise geográfica é, concomitantemente, um potencial integrador das dimensões da realidade e, por conseguinte, da interdisciplinaridade.-
Descrição: dc.descriptionThe objective of this work is to relate the assumptions of geographical space category with in a interdisciplinary perspective of dealing with scientific knowledge. This research aims to contribute to the improvement of the debate about geographical knowledge, influenced by of social changes, demands to overcome the new challenges in the school setting. This study is guided by epistemological understanding, at a critical bias, the nature of geographical knowledge from literature in order to explore philosophical, educational and geographical concepts involving this topic. The first results suggest that the geographical space as a specific object of geographical analysis is concurrently an integrator of dimensions of reality and therefore of interdisciplinarity.-
Descrição: dc.descriptionFaculdade de Educação (FE)-
Descrição: dc.descriptionDepartamento de Políticas Públicas e Gestão da Educação (FE PGE)-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Publicador: dc.publisherUniversidade Estadual de Campinas-
Direitos: dc.rightsAcesso Aberto-
Direitos: dc.rightsAutorização concedida a Biblioteca Central da Universidade de Brasília pelos autores, em 17 de novembro de 2020, para disponibilizar a obra, gratuitamente, para fins acadêmicos e não comerciais (leitura, impressão e/ou download) a partir desta data. A obra continua protegida por Direito Autoral e/ou por outras leis aplicáveis. Qualquer uso da obra que não o autorizado sob esta licença ou pela legislação autoral é proibido.-
Palavras-chave: dc.subjectInterdisciplinaridade-
Palavras-chave: dc.subjectEspaço geográfico-
Palavras-chave: dc.subjectConhecimento geográfico-
Título: dc.titleEspaço geográfico e interdisciplinaridade : natureza do conhecimento geográfico no saber escolar-
Título: dc.titleGeographic space and interdisciplinarity : nature of geographical knowledge in school culture-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional – UNB

Não existem arquivos associados a este item.