Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.creator | Penso, Maria Aparecida | - |
Autor(es): dc.creator | Costa, Liana Fortunato | - |
Autor(es): dc.creator | Ribeiro, Maria Alexina | - |
Autor(es): dc.creator | Almeida, Tânia Mara Campos de | - |
Autor(es): dc.creator | Oliveira, Kamilla Dantas de | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-10-23T15:01:43Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-10-23T15:01:43Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2012-03-22 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2012-03-22 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2008-04 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.unb.br/handle/10482/10133 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/872459 | - |
Descrição: dc.description | Neste artigo discutimos a formação e o treinamento de alunos de Psicologia, enquanto observadores e/ou coterapeutas, em Grupos Multifamiliares (GMs) com famílias em que suas crianças e/ou adolescentes foram vítimas de abuso sexual intra ou extrafamiliar. Privilegia-mos os aspectos relacionados aos sentimentos suscitados a partir dessa experiência e das contribuições para a sua formação enquanto futuroprofissional psicólogo. Os estudantes, trinta mulheres e quatro homens (20 a 45 anos), receberam e responderam o instrumento por e-mail, oqual foi elaborado para conhecermos as condições objetivas e subjetivas de aprendizagem e participação deles na atividade. Sobre os resulta-dos, tivemos dois eixos de sentimentos e atos: um nomeado como negativos (revolta, impotência, raiva, desconfiança) e outro que favorece ocrescimento profissional/pessoal do aluno (sensibilidade para com o sofrimento alheio, maior disponibilidade em ouvir e reavaliação depreconceitos). O segundo eixo identificou contribuições positivas para a formação e futura atuação profissional dos alunos. ____________________________________________________________________________________ ABSTRACT | - |
Descrição: dc.description | We discuss, in this article, the formation and training of students of Psychology while observers and/or cotherapeuts in Multifamiliar Groups(MGs) with families in which their children and/or adolescents were victims of sexual abuse intra or extrafamiliar. We privileged the aspectsrelated to the feelings aroused from this experience and the contributions for its formation while a future professional psychologist. Thestudents, thirty women and four men (from 20 to 45 years old), received and replied to the instrument by e-mail, which was formulated so thatwe knew the objective and subjective conditions of apprenticeship and their participation in the activity. Regarding the results, we had twoconfigurations of feelings and acts: one named as negatives (revolt, impotence, anger, distrust) and another that favours the professional/personal growth of the student (sensibility towards one’s suffering, greater availability to listen and reevaluation of prejudice). The secondconfiguration aimed at identifying positive contributions for the formation and future professional performance of the students. ___________________________________________________________________________________ RESUMEN | - |
Descrição: dc.description | En este artículo discutimos la formación y el entrenamiento de alumnos de Psicología, como observadores y/o co-terapeutas, en Grupos Multifamiliares (GMs) con famílias en las que sus niños y/o adolescentes fueron víctimas de abuso sexual intra o extrafamiliar. Privilegiamoslos aspectos relacionados a los sentimientos produzidos en esa experiencia y de las contribuiciones para su formación como futuro profesionalpsicologo. Los estudiantes, treinta mujeres y cuatro hombres (20 a 45 años), recibieran y contestaron al instrumento por e-mail. El mismo fueelaborado para conocer las condiciones objetivas y subjetivas de aprendizaje y participación de ellos en la actividad. Sobre los resultados,tuvimos dos ejes de sentimientos y actos: uno nombrado como negativo (revuelta, impotencia, rabia, desconfianza) y otro que favorece elcrescimento profesional/personal del alumno (sensibilidad para con el sufrimiento ajeno, mayor disponibilidad en ohir y reevaluación deprejuícios). El segundo eje identificó contribuciones positivas para la formación y futura actuación profesional de los alumnos. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Publicador: dc.publisher | Editora PUCRS | - |
Direitos: dc.rights | Acesso Aberto | - |
Direitos: dc.rights | Revista Psico: Os conteúdos deste periódico de acesso aberto estão licenciados sob os termos da Licença Creative Commons Atribuição-UsoNãoComercial-ObrasDerivadasProibidas 3.0 Unported. Fonte: http://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/revistapsico/issue/view/298. Acesso em: 19 mar. 2012. | - |
Palavras-chave: dc.subject | Psicólogos - formação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Crime sexual | - |
Título: dc.title | Profissionalização de psicólogos para atuação em casos de abuso sexual | - |
Título: dc.title | Profissionalização de psicólogos para atuação em casos de abuso sexual | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional – UNB |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: