Um concerto de vozes dissonantes : o moderno e o arcaico em crônica da casa assassinada de Lúcio Cardoso

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorCorrêa, Ana Laura dos Reis-
Autor(es): dc.creatorSousa, Rafael Batista de-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-10-23T15:01:43Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-10-23T15:01:43Z-
Data de envio: dc.date.issued2012-03-06-
Data de envio: dc.date.issued2012-03-06-
Data de envio: dc.date.issued2012-03-06-
Data de envio: dc.date.issued2011-08-18-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://repositorio.unb.br/handle/10482/10050-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/872456-
Descrição: dc.descriptionDissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Departamento de Teoria Literária e Literaturas, 2011.-
Descrição: dc.descriptionEsta dissertação pretende analisar o último romance publicado em vida pelo escritor mineiro Lúcio Cardoso (1912-1968), Crônica da casa assassinada (1959). Com esta análise buscamos compreender as relações entre forma estética e processo social como integrantes de uma obra capaz de problematizar, pela via da arte, a dinâmica histórica brasileira marcada pela dialética entre atraso e modernidade. Essa relação é observada na composição do romance que se constrói a partir da desagregação de uma tradicional família do interior de Minas Gerais do início do século XX. Assim, o presente estudo tem como objetivo perseguir as marcas da ruína e da desagregação na temática e, sobretudo, na forma do romance, de maneira a ver nele e por ele a representação da formação contraditória da modernidade periférica da nação. ______________________________________________________________________________ ABSTRACT-
Descrição: dc.descriptionThis dissertation intends to analyze the last novel published by Lúcio Cardoso (1912-1968) while still alive, Crônica da casa assassinada (1959). In it we seek to understand the relations between aesthetic form and social process as integrants of a work capable of questioning, for the way of the art, the brazilian historical dynamics marked by the dialectic between backwardness and modernity. This relation is observed at the composition of the novel that is constructed by the disaggregation of a traditional family from Minas Gerais in the early twentieth century. Thus, this study aims to pursue the marks of the ruin and the disaggregation at the novel’s motive and form, observing in it and for it the representation of the contradictory formation of the peripheral modernity of the nation.-
Descrição: dc.descriptionInstituto de Letras (IL)-
Descrição: dc.descriptionDepartamento de Teoria Literária e Literaturas (IL TEL)-
Descrição: dc.descriptionPrograma de Pós-Graduação em Literatura-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Direitos: dc.rightsAcesso Aberto-
Palavras-chave: dc.subjectCardoso, Lúcio, 1913-1968-
Palavras-chave: dc.subjectLiteratura moderna-
Palavras-chave: dc.subjectLiteratura brasileira-
Título: dc.titleUm concerto de vozes dissonantes : o moderno e o arcaico em crônica da casa assassinada de Lúcio Cardoso-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional – UNB

Não existem arquivos associados a este item.