Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.creator | Cunha, Murilo Bastos da | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-10-23T15:01:38Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-10-23T15:01:38Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2013-12-18 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2013-12-18 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2010-12 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.unb.br/handle/10482/14869 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/872419 | - |
Descrição: dc.description | Este trabalho aborda os principais desafios que estão sendo enfrentados pelas bibliotecas universitárias brasileiras. São desafios complexos que exigem muita atenção por parte dos gestores das bibliotecas para poderem atravessar uma verdadeira encruzilhada. Inicialmente, é analisado o contexto do ensino superior no Brasil, o crescimento no número de instituições de ensino superior e do alunado nos níveis de graduação e de pós-graduação. Em seguida são vistos a missão da biblioteca universitária; o acervo, enfatizando as conseqüências da introdução do livro eletrônico e o surgimento de um novo acervo ligado à dados científicos (e-science); o espaço físico da biblioteca; os produtos e serviços, enfatizando a referência digital, o repositório eletrônico; as inovações e tecnologias que afetam a unidade de informação e, por último, a importância da cooperação bibliotecária como elemento facilitador para a absorção dessas mudanças. _______________________________________________________________________________________________ ABSTRACT | - |
Descrição: dc.description | This paper addresses the key challenges being faced by Brazilian university libraries. These challenges are complex and require close attention by the managers of those libraries in order to go beyond a real crossroads. Initially, it examined the context of higher education in Brazil, the growth in the number of institutions of higher education and student body into two-level (undergraduate and postgraduate). Then are seen the mission of the university library; the collection, emphasizing the consequences of the introduction of electronic book and the emergence of a new electronic collection of science data (e-science); the physical space of the library; products and services, emphasizing the digital reference, the electronic repository; innovations and technologies that affect the information unit and, lastly, the importance of library cooperation as a facilitator factor for the absorption of these changes. | - |
Descrição: dc.description | Faculdade de Ciência da Informação (FCI) | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Publicador: dc.publisher | DataGramaZero | - |
Direitos: dc.rights | Acesso Aberto | - |
Direitos: dc.rights | Datagramazero - Normas - 1.2 A submissão de um trabalho por escrito ou por um meio eletrônico qualquer implica automaticamente a transferência de direitos exclusivos de publicação, por oito meses a partir da data de submissão dos originais inéditos. No caso de publicação, a revista se reserva o direito de manter o trabalho permanentemente disponível, permitindo-se ao autor, após os três meses de exclusividade mencionados, a republicação, em quaisquer outros meios de divulgação, desde que mencionada a fonte original. Fonte:http://www.dgz.org.br/dez13/F_I_iden.htm. Acesso em: 17 dez. 2013. | - |
Palavras-chave: dc.subject | Biblioteca digital | - |
Palavras-chave: dc.subject | Bibliotecas universitárias | - |
Palavras-chave: dc.subject | Bibliotecas - desenvolvimento de coleção | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino superior | - |
Palavras-chave: dc.subject | Gestão da informação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Internet | - |
Palavras-chave: dc.subject | Livros eletrônicos | - |
Palavras-chave: dc.subject | Periódicos eletrônicos | - |
Palavras-chave: dc.subject | Bibliotecas - serviço de referência | - |
Palavras-chave: dc.subject | Repositório digital | - |
Título: dc.title | A biblioteca universitária na encruzilhada | - |
Título: dc.title | The university library at the crossroad | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional – UNB |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: