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Metadados | Descrição | Idioma |
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Autor(es): dc.contributor | Torres, Marcelo de Oliveira | - |
Autor(es): dc.creator | Vasconcellos, Luiz Guilherme Eifler da Cunha | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-10-23T15:01:32Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-10-23T15:01:32Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-08-30 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-08-30 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-08-30 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-06-04 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://repositorio.unb.br/handle/10482/41985 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/872383 | - |
Descrição: dc.description | Dissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas, Departamento de Economia, 2021. | - |
Descrição: dc.description | Este estudo tem por objetivo investigar se de fato os grupos de interesse internos têm tido um impacto significativo sobre o padrão de gastos e emissão de passagens no Cofen, visto que o transporte aéreo é o meio mais utilizado pelos representantes da Entidade para dar suporte ao Conselho Federal e aos Coren-s em atividades finalísticas ou contínuas e em localidades distantes à origem do colaborador. Em um primeiro momento foi realizada uma análise exploratória através da construção de um Diagrama de Pareto para a análise dos principais gastos do Cofen. Em seguida, foi construído um modelo de função demanda por insumos baseado na teoria microeconômica de minimização de custos a partir do qual derivou-se o modelo teórico de função demanda por passagens aéreas. Este último modelo serviu de base para o modelo empírico, cujos parâmetros populacionais foram econometricamente estimados com os softwares Weka, Excel e Stata. Os resultados sugerem que, ceteris paribus, variáveis comumente utilizadas e sugeridas pela teoria microeconômica como preços da passagens e renda, não são estatisticamente significantes para explicar a demanda por passagens aéreas do Cofen. Fatores sazonais, número de dias úteis e, sobretudo, as manobras dos grupos de interesse internos têm sido muito mais importantes. Especula-se que no caso específico dos grupos de interesse, seus impactos sobre a quantidade emitida de passagens e consequentemente nos gastos podem ser explicados pela necessidade de terem de se adequar às regras impostas pela Legislação Federal, sem antes sofrer algum tipo de penalidade. | - |
Descrição: dc.description | This study aims to investigate whether in-house interest groups have had a significant impact on the pattern of air tickets spending and issuing at Cofen, since air transport is the most used modal by the Entity's representatives to support the Council Federal and the Cofen’s activities. The methodology used was based, at first, an exploratory analysis, with the construction of a Pareto Diagram with data on Cofen ́s annual expenditures in several categories. This analysis was then followed by the development of a cost minimization model based on the microeconomic theory with which it was derived an air ticket demand function for the Cofen. Based on this theoretical modeling approach, it was then constructed an empirical air-ticket demand function model, which was econometricaly estimated with the use of Weka, Excell and Stata softwares. Results suggest that, ceteris paribus, commonly microeconomic variables such as air-ticket prices and income are not crucial to explain the pattern of air-tickets use at Cofen. Seasonal variables, number of effective days of work, in a given month, and, in particular, in-house interest groups behavior are much more important. We can speculate that in the specific case on in-house interest groups their impacts on air-tickets demand and consequently on Cofen’s expenditures can be explained by the required obeyance to federal legislation and a weak penalty system. | - |
Descrição: dc.description | Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas (FACE) | - |
Descrição: dc.description | Departamento de Economia (FACE ECO) | - |
Descrição: dc.description | Programa de Pós-Graduação em Economia, Mestrado Profissional | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Direitos: dc.rights | Acesso Aberto | - |
Direitos: dc.rights | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | - |
Palavras-chave: dc.subject | Conselhos fiscais | - |
Palavras-chave: dc.subject | Despesas com passagens aérea | - |
Palavras-chave: dc.subject | Grupos de interesse | - |
Palavras-chave: dc.subject | Função demanda por insumo | - |
Palavras-chave: dc.subject | Análise de regressão | - |
Título: dc.title | Atuação de grupos internos de interesse nas despesas com bilhetes aéreos no Conselho Federal de Enfermagem | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional – UNB |
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