Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Venturelli, Suzete | - |
Autor(es): dc.creator | Cunha, Ana Maria de Jesus Sousa da | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-10-23T15:01:06Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-10-23T15:01:06Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2009-10-28 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2009-10-28 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2006 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2006 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.unb.br/handle/10482/2066 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/872214 | - |
Descrição: dc.description | Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Programa de Pós-Graduação em Arte, 2006. | - |
Descrição: dc.description | Relatando alguns aspectos históricos do ensino de arte no Brasil, as mudanças marcantes que houve e as influências que marcaram o ensino da arte, mostrou-se neste trabalho a importância do conhecimento da história, de todo o processo de implantação e realização desse ensino nas escolas públicas do país. As importâncias da Proposta Triangular sugerida pela arte-educadora Ana Mae Barbosa e das Escolinhas de Arte, que tiveram e ainda tem como objetivo a melhoria e desenvolvimento do ensino de arte brasileiro. Buscou-se nas duas experiências relatadas aqui, mostrar como era o ensino da arte no início de Brasília, e o que este representa para essas duas grandes arte-educadoras, Célia Rosa e Teresinha Rosa Cruz. As tendências na educação geral e o que elas representaram para o ensino de arte. Explorando alguns aspectos históricos do desenvolvimento do ciberespaço, se pode notar que a arte vem interagindo com este novo espaço, mostrando que é necessário nesse momento, pensar num novo modo de ver e perceber o ensino de arte nas escolas e a formação da arte-educador. Desta forma, a educação à distância volta junto com as novas tecnologias informacionais e comunicacionais, a ser repensada como uma modalidade de ensino importante na formação continuada do educador. Podemos ver uma parte da contextualização histórica da EAD, algumas experiências que deram certo e outras que não, nas várias instituições que a implantaram. No que se refere à formação do professor, a EAPE, tem buscado desde a sua fundação atender a demanda que existe, mas no que diz respeito à arte, infelizmente, se pode notar a ausência de cursos que visam a formação continuada do arteeducador. A universidade de Brasília, especificamente o Instituto de Artes, lançou o desafio, de uma formação continuada totalmente on-line para professores de artes. Tem sido uma experiência valiosa para os cursistas, mesmo com algumas dificuldades. _______________________________________________________________________________ ABSTRACT | - |
Descrição: dc.description | Telling some historical aspects of the art teaching in Brazil, the outstanding changes that there was and the influences that marked the teaching of the art, it was shown in this work the importance of the knowledge of the history, of whole the implantation process and accomplishment of that teaching in the public schools of the country. The importance of the Triangular Proposal suggested by the art-educator Ana Mae Barbosa and of the Schools of Art which it had and still has as objective the improvement and development of the Brazilian art teaching. It was looked for in the two experiences told here, to show how the teaching of the art was in the beginning of Brasília, and the one that this acts for those two great art-educators, Célia Rosa and Teresinha Rosa Cruz. The tendencies in the general education and the one that they acted for the art teaching. Exploring some historical aspects of the development of the cyberspace, one can notice that the art is interacting with this new space, showing that it is necessary on that moment, to think in a new way of to see and to notice the art teaching in the schools and the art-educator's formation. This way, the education the distance returns with the new technologies of information and of communication, to be rethought as a modality of important teaching in the educator's continuous formation. We can see a part of the historical context of EAD, some experiences that gave right and another that no, in the several institutions that implanted her. In what refers the teacher's formation, EAPE, has been looking for from it foundation to assist the demand that exists, but in what tells respect the art, unhappily, one can notice the absence of courses that seek the art-educator's continuous formation. The University of Brasília, specifically the Institute of Arts, threw the challenge, of a continuous formation totally on-line for teachers of arts. It has been a valuable experience for the students, even with some difficulties. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Direitos: dc.rights | Acesso Aberto | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino a distância | - |
Palavras-chave: dc.subject | Arte e educação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ciberespaço | - |
Título: dc.title | Arte-educação a distância : uma análise da formação continuada on-line na Universidade de Brasília | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional – UNB |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: