Construção de proposta de avaliação dos fatores de risco de proteção para uso de redes sociais para o uso de drogas no contexto das redes sociais, de adolescentes em conflito com a lei

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorSudbrack, Maria Fátima Olivier-
Autor(es): dc.creatorAlmeida, Marília Mendes de-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-10-23T15:00:58Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-10-23T15:00:58Z-
Data de envio: dc.date.issued2015-10-08-
Data de envio: dc.date.issued2015-10-08-
Data de envio: dc.date.issued2015-10-08-
Data de envio: dc.date.issued2009-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://repositorio.unb.br/handle/10482/18576-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/872161-
Descrição: dc.descriptionDissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Psicologia, 2009.-
Descrição: dc.descriptionO presente trabalho buscou construir uma entrevista estruturada com foco voltado para as formas de avaliação dos fatores de risco e de proteção de adolescentes em conflito com a lei, os contextos referentes ao uso de drogas e o traçado da rede social, além de mobilizar a rede socioeducativa, uma vez que possibilita e fomenta diálogo, construções conjuntas e facilita o compartilhamento de informações imprescindíveis para a elaboração de um plano socioeducativo a partir de dados sistematizados. Para alcançar estas metas foi seguido os seguintes passos metodológicos: levantamento na literatura dos fatores de risco e proteção para o uso de drogas e metodologias de prevenção para adolescentes; análise documental de relatórios do Projeto Fênix e elaboração de uma proposta de avaliação dos fatores de risco e de proteção relativos ao uso de drogas no contexto das medidas socioeducativas. Para a construção dessa pesquisa a partir de uma visão multidimensional, foi adotado como referencial teórico a teoria da complexidade, a perspectiva sistêmica. O processo de elaboração da entrevista contou com um trabalho de campo no qual participaram profissionais e adolescentes de medidas socioeducativas. Os profissionais auxiliaram o processo de construção da entrevista estruturada por meio de análise crítica da linguagem e aplicação piloto com adolescentes em cumprimento de medidas de semi-liberdade e liberdade assistida. O trabalho de campo possibilitou análise crítica e reformulação da entrevista para apresentação da proposta final. A entrevista estruturada é aqui entendida como forma de auxílio a ação socioeducativa na promoção da saúde integral do adolescente, possibilitando conhecer o adolescente em suas relações e compreender a esfera de risco e de proteção relativos ao envolvimento com drogas.-
Descrição: dc.descriptionInstituto de Psicologia (IP)-
Descrição: dc.descriptionDepartamento de Psicologia Clínica (IP PCL)-
Descrição: dc.descriptionPrograma de Pós-Graduação em Psicologia Clínica e Cultura-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Direitos: dc.rightsAcesso Aberto-
Direitos: dc.rightsA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.-
Palavras-chave: dc.subjectAdolescentes-
Palavras-chave: dc.subjectEstrutura social-
Palavras-chave: dc.subjectUso de drogas-
Palavras-chave: dc.subjectPsicoterapia do adolescente-
Título: dc.titleConstrução de proposta de avaliação dos fatores de risco de proteção para uso de redes sociais para o uso de drogas no contexto das redes sociais, de adolescentes em conflito com a lei-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional – UNB

Não existem arquivos associados a este item.