Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Nascimento, Maria Elenita Menezes | - |
Autor(es): dc.creator | Lavor, Cecília Said de | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-10-23T15:00:49Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-10-23T15:00:49Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2012-07-26 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2012-07-26 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2012-07-26 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2009-06-30 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.unb.br/handle/10482/11005 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/872106 | - |
Descrição: dc.description | Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Centro de Excelência em Turismo, Mestrado Profissional em Turismo, 2009. | - |
Descrição: dc.description | Nesta dissertação realizou-se um estudo exploratório da experiência internacional de quatro países e do Brasil sobre o funcionamento da normalização e certificação do turismo, com destaque para o Brasil. Os objetivos foram estudar as ações realizadas pelo Ministério do Turismo (MTur) no âmbito da normalização e da certificação em comparação com experiências internacionais; averiguar se o MTur tem seguido as tendências internacionais; identificar e analisar características relevantes em comum que possam ser aproveitadas no Brasil. Como resultado observou-se que há um direcionamento semelhante entre os países, no qual o Brasil tem estado alinhado, em especial quanto a questões como sustentabilidade, voluntariedade da adequação às normas e acesso gratuito. No entanto, há necessidade de aprimoramentos, especialmente no que diz respeito à articulação do setor, à comunicação com o consumidor e a tomada de decisões fundamentada em pesquisas mais aprofundadas para o turismo. _________________________________________________________________________________ ABSTRACT | - |
Descrição: dc.description | This thesis presents an exploratory study on the international experiences of four countries and Brazil in tourism standardization and certification, with emphasis on Brazil’s experience. The goals were to study the performance of the Ministry of Tourism (MTur) in standardization and certification comparing to the international experiences; verify if the MTur has followed international trends; identify and analyze relevant characteristics in common that can be better exploited in Brazil. The results show that there is a similar direction taken internationally, to which Brazil has been aligned, especially on issues such as sustainability, the voluntary adequacy to the standards and the free access to them. However, there is a need for improvements, especially regarding the interaction of the sector, the communication with the consumer and the decision making based on further research for the tourism sector. | - |
Descrição: dc.description | Centro de Excelência em Turismo | - |
Descrição: dc.description | Programa de Pós-Graduação em Turismo, Mestrado Profissional | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Direitos: dc.rights | Acesso Aberto | - |
Palavras-chave: dc.subject | Brasil. Ministério do Turismo | - |
Palavras-chave: dc.subject | Turismo - normalização | - |
Palavras-chave: dc.subject | Turismo e Estado | - |
Título: dc.title | Um estudo sobre a normalização e a certificação do turismo no Brasil : situação atual e perspectivas | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional – UNB |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: