Trabalho docente virtual na formação profissional em educação física : saberes docentes e práticas corporais

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.creatorPasquali, Dennia-
Autor(es): dc.creatorRodrigues, Anegleyce Teodoro-
Autor(es): dc.creatorLazzarotti Filho, Ari-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-10-23T15:00:47Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-10-23T15:00:47Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-01-23-
Data de envio: dc.date.issued2020-01-23-
Data de envio: dc.date.issued2019-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://repositorio.unb.br/handle/10482/36295-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://doi.org/10.1016/j.rbce.2018.04.003-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/872091-
Descrição: dc.descriptionO objetivo desta pesquisa foi compreender como os saberes docentes e as práticas corporais foram tratados pedagogicamente em um curso de licenciatura em educação física, modalidade a distância. Trata-se de uma abordagem qualitativo-descritiva que recorreu à análise documental e a entrevistas semiestruturadas com docentes. Os dados foram submetidos à análise de conteúdo por categorias temáticas: polidocência, saberes docentes e práticas corporais. As conclusões indicaram que a polidocência mostrou-se como inerente ao trabalho docente virtual; que os saberes pedagógicos relativos às tecnologias e às mídias foram incorporados aos saberes docentes; e que as práticas corporais, na modalidade a distância, buscaram articular os conhecimentos técnicos com os teórico-científicos.-
Descrição: dc.descriptionThe objective of this research was to understand how the teaching knowledge and the corporal practices were treated pedagogically in a course of Degree in Physical Education, distance education. It is a qualitative-descriptive research that used documentary analysis and semi-structured interviews with teachers. The data were submitted to content analysis by thematic categories: polydocence, teacher knowledge and corporal practices. The conclusions indicated that polydocence was inherent in virtual teaching work; the pedagogical knowledge related to technologies and the media has been incorporated into the teaching knowledge; and the corporal practices, in the distance education, sought to articulate the technical knowledge with the theoretical-scientific ones.-
Descrição: dc.descriptionEl objetivo de esta investigación fue comprender cómo los saberes docentes y las prácticas corporales se trataron pedagógicamente en un curso de la licenciatura en educación física, en la modalidad a distancia. Se trata de un enfoque cualitativo-descriptivo que recurrió al análisis documental y a entrevistas semiestructuradas con docentes. Los datos se sometieron al análisis del contenido por categorías temáticas: polidocencia, saberes docentes y prácticas corporales. Las conclusiones indicaron que la polidocencia se mostró como inherente al trabajo docente virtual; los saberes pedagógicos relativos a las tecnologías y los medios se incorporaron a los saberes docentes, y las prácticas corporales, en la modalidad a distancia, buscaron articular los conocimientos técnicos con los teórico-científicos.-
Descrição: dc.descriptionFaculdade de Educação Física (FEF)-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherColégio Brasileiro de Ciências do Esporte-
Direitos: dc.rightsAcesso Aberto-
Direitos: dc.rightsPublicado por Elsevier Editora Ltda. em nome de Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte. Este é um artigo Open Access sob uma licença CC BY-NC-ND (http://creativecommons. org/licenses/by-nc-nd/4.0/)-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino a distância-
Palavras-chave: dc.subjectDocentes-
Palavras-chave: dc.subjectProfessores de educação física - formação-
Palavras-chave: dc.subjectEducação física-
Título: dc.titleTrabalho docente virtual na formação profissional em educação física : saberes docentes e práticas corporais-
Título: dc.titleVirtual teacher work in professional training of physical education : teacher knowledge and corporal practices-
Título: dc.titleTrabajo docente virtual en la formación profesional en educación física: saberes docentes y prácticas corporales-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional – UNB

Não existem arquivos associados a este item.