Do sólido ao líquido : a representação do amor na canção popular de Zeca Baleiro

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorCyntrão, Sylvia Helena-
Autor(es): dc.creatorViana, Elaine Lima-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-10-23T15:00:36Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-10-23T15:00:36Z-
Data de envio: dc.date.issued2013-09-30-
Data de envio: dc.date.issued2013-09-30-
Data de envio: dc.date.issued2013-09-30-
Data de envio: dc.date.issued2013-07-04-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://repositorio.unb.br/handle/10482/14234-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/872021-
Descrição: dc.descriptionDissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Teoria Literária e Literaturas, Programa de Pós-Graduação em Literatura, 2013.-
Descrição: dc.descriptionO objetivo deste estudo é investigar o sentimento amoroso como objeto de representação no discurso contemporâneo da lírica do cancionista Zeca Baleiro e demonstrar de que forma a construção do conceito de amor contribuiu para a configuração de novas identidades do sujeito ao longo do tempo. A partir da análise de letras selecionadas do compositor contemporâneo, visa-se estudar os conceitos de identidade, alteridade e descentração. A escolha deste cancionista deve-se ao teor crítico na representação das relações amorosas e dos padrões de consumo da sociedade neste século XXI. Os teóricos escolhidos como referências principais são Stuart Hall, para expressar os conceitos de identidade cultural; Zygmunt Bauman, a fim de compreender como os diversos tipos de amor se manifestam no mundo contemporâneo e André Lázaro, para um breve panorama do lugar que o amor ocupa ao longo da história. Como outras fontes, destaca-se Bakhtin e seus esclarecimentos sobre a importância da alteridade na construção do imaginário e em sua revelação. Lipovetsky (analista da era em que vivemos) e Octávio Paz (mentor do lugar da forma poética na contemporaneidade) são teóricos que nos acompanham quando necessário sobre os temas fulcrais de seu pensamento. Estas considerações partem de um demonstrativo histórico das transformações do conceito de amor, desde Platão, em O banquete, até se chegar ao conceito de amor líquido, na teoria de Bauman. ______________________________________________________________________________ ABSTRACT-
Descrição: dc.descriptionThe objective of this enquire is to investigate the loving feeling as object of representation in the singer Zeca Baleiro’s lyrical contemporary discourse as well to demonstrate how the construction of the concept of loving contributed to the configuration of new subject identities along with their evolving process. It is aimed to study the concepts of identity, alterity and decentering from the analysis of the contemporary composer Zeca Baleiro’s selected lyrics. The choice of this singer is due to the critical content of his engagement in the representation of the loving relationships and in the consumption pattern of the present society in the 21th century. The chosen theorists as main references of analysis are Stuart Hall, for presenting the concepts of cultural identity, Zygmunt Bauman, in order to understand how the diverse types of love are manifested in the contemporary world, and André Lázaro, for a brief panorama of the place love occupies in history. Some other author references are highlighted such as Bakhtin and these clear thoughts about the importance of alterity in the construction of imaginary and its revelations. Other references are Lipovetsky, who is an analyst of the age we live into, and Octavio Paz, who is a mentor of the poetic place in the contemporaneity. They are theorists that we have chosen as references, because this research deals with their main thoughts. These considerations are from a historic demonstration of the transformation of the concepts of love, since Plato’s Symposium to the concept of Bauman’s “liquid love”.-
Descrição: dc.descriptionInstituto de Letras (IL)-
Descrição: dc.descriptionDepartamento de Teoria Literária e Literaturas (IL TEL)-
Descrição: dc.descriptionPrograma de Pós-Graduação em Literatura-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Direitos: dc.rightsAcesso Aberto-
Direitos: dc.rightsA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.-
Palavras-chave: dc.subjectAmor-
Palavras-chave: dc.subjectIdentidade-
Palavras-chave: dc.subjectMúsica popular-
Palavras-chave: dc.subjectZeca Baleiro, 1966--
Palavras-chave: dc.subjectPós-modernidade-
Título: dc.titleDo sólido ao líquido : a representação do amor na canção popular de Zeca Baleiro-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional – UNB

Não existem arquivos associados a este item.