Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Silva, Sérgio Leme da | - |
Autor(es): dc.creator | Melo, Mariana Balduino de | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-10-23T15:00:34Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-10-23T15:00:34Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2010-03-12 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2010-03-12 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2008 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2008 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.unb.br/handle/10482/3976 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/872010 | - |
Descrição: dc.description | Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Psicologia, Departamento de Processos Psicológicos Básicos, Programa de Pós-Graduação em Ciências do Comportamento, 2008. | - |
Descrição: dc.description | O envelhecimento é acompanhado de declínio em funções cognitivas, especialmente a memória, muitas vezes evoluindo para um quadro de demência. Este estudo tem como objetivo avaliar os impactos de um programa de estimulação cognitiva sobre o desempenho de idosos em tarefas de memória lógica e recordação livre. O estudo foi realizado com 16 idosos selecionados por meio de uma avaliação neuropsicológica com diagnóstico compatível à provável doença de Alzheimer em fases leve ou moderada. Eles foram divididos randomicamente em um grupo experimental, com oito idosos submetidos às sessões de estimulação cognitiva e um grupo controle, com oito idosos que não foram submetidos a essas sessões. O programa de estimulação durou quatro sessões e foi constituído de oficinas seqüenciais com material verbal referente ao tema “Passear em grupo realizando uma pescaria”, de apresentação repetida a ser evocado por livre recordação, e seguido de reconhecimento, podendo ser facilitado por dicas contextuais ou pré-ativação da informação requerida. Para aprendizagem das novas informações, utilizou-se da técnica de terapia de reminiscências. Os idosos foram avaliados antes do programa e uma semana após o término. Os resultados sugerem que a estimulação cognitiva melhora significativamente (p< 0,05) o desempenho nas tarefas de memória lógica de curto prazo com conteúdo relacionado à vivência do programa. Além disso, os resultados indicam que a correção proposicional produz escores significativamente melhores (p<0,007) do que os escores obtidos pela correção literal no teste de memória lógica, sendo que uma correção muito rigorosa pode atestar déficits maiores do que eles se apresentam. A estimulação cognitiva também melhora significativamente (p<0,05) o desempenho em listas que contêm palavras relacionadas à vivência da estimulação, porém o desempenho dos idosos não aumenta em listas com efeito semântico. Esses dados mostram que o melhor desempenho da memória de idosos com demência de Alzheimer ocorre em tarefas relacionadas à vivência pessoal e incentivam a aplicação de intervenções neuropsicológicas no contexto clínico. _______________________________________________________________________________ ABSTRACT | - |
Descrição: dc.description | Ageing is often associated with the decline of some cognitive abilities, especially memory, sometimes progressing to dementia. The current study aimed to evaluate the effects of a cognitive stimulation program on the development of elderly people with Alzheimer´s disease in tasks of logical memory and free recall. Sixteen elderly people were evaluated with the diagnosis of probable initial or mild Alzheimer’s disease. These people were being treated in the Elderly Center of the Brasilia University Hospital. They were randomly divided into two groups: experimental group with eight elderly who were submitted to the cognitive stimulation program and control group with eight elderly who were not submitted to these sessions. The program lasted four sessions and consisted of a sequencial workshop related to the theme “Going for a walk in group to fish”. This workshop consisted of verbal material being presented to the elderly several times to be recovered by free recall, followed by recognition. This recognition could be facilitated by contextual tips or pre-activation of the information requested. The technique of reminiscence was used to the learning of new information. The elderly people were evaluated before the program and one week after it. The results suggest that cognitive stimulation improves significantly (p<0,05) the development in tasks of logical short-term memory related to stimulation’s context. Besides that, the results suggest that propositional analysis produces significantly (p < 0,007) better scores than the literal analysis of the logical memory test. Therefore, a very straight correction can indicate bigger deficits than the real ones. The cognitive stimulation also improves significantly (p<0,05) the development in tasks of free recall with lists containing words related to stimulation’s context. However the development of elderly people did not improve in lists with words containing semantic relations. This results show that the highest development of elderly people with Alzheimer´s disease occurs in tasks related to autobiographical context and these results also encourage the applicability of neuropsychological interventions for clinical purposes. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Direitos: dc.rights | Acesso Aberto | - |
Palavras-chave: dc.subject | Estimulação cognitiva | - |
Palavras-chave: dc.subject | Memória | - |
Palavras-chave: dc.subject | Alzheimer, Doença de | - |
Palavras-chave: dc.subject | Neuropsicologia | - |
Título: dc.title | Impacto da estimulação cognitiva sobre o desempenho de idosos com demência de Alzheimer em tarefas de memória lógica e recordação livre | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional – UNB |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: