Análise de potencial em tecnologia de gestão baseada em dados de mídias sociais e tendências - TRENDS

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorFerreira, Eduardo Antônio-
Autor(es): dc.contributorSoares, Paula Meyer-
Autor(es): dc.creatorRaymundo, Fabrício de Andrade-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-10-23T15:00:26Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-10-23T15:00:26Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-07-02-
Data de envio: dc.date.issued2020-07-02-
Data de envio: dc.date.issued2020-07-02-
Data de envio: dc.date.issued2020-02-28-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://repositorio.unb.br/handle/10482/38758-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/871956-
Descrição: dc.descriptionDissertação (mestrado)—Rede Nacional em Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia para a Inovação, Universidade de Brasília, Centro de Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico, Programa de Pós-Graduação em Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia para a Inovação, 2020.-
Descrição: dc.descriptionEste trabalho analisa tecnologias de gestão baseadas em dados de mídias sociais e tendências – trends, por meio de prospecção tecnológica. Foi adotada a premissa de que o meio empresarial vem utilizando tecnologias de análises de dados oriundos das plataformas de mídias sociais a fim de aprimorar sua produção e melhorar a relação com os usuários (clientes). Utilizou-se como metodologia a tendência de pesquisa, medida pela produção de artigos científicos, em conjunto com a análise de registro de patentes. Os argumentos relativos à tecnologia estudada foram identificados por meio de levantamento nas bases: Espacenet e Patentscope, Web of Science e Google Acadêmico os argumentos relativos à tecnologia estudada. No processo de prospecção, após definido os truncamentos, delimitou-se uma busca principal, a qual apresenta detalhes coletados junto às bases Web of Science (artigos), Derwent e Espacenet (patentes). Em continuação, após os achados gerais da prospecção, combinou-se a busca principal com o segmento Energia e gás – constantes da Pesquisa de Inovação (PINTEC) a fim de se obter por meio de uma amostra mais específica, dados que corroborem com o universo principal da pesquisa. Os resultados constataram que a tecnologia em questão se encontra em nível avançado de desenvolvimento, consolidada, mas em constante atualização em virtude dos dados, dos atores responsáveis e pelas próprias mídias sociais estarem em constante modificação e atualização.-
Descrição: dc.descriptionThis work analysis management technologies based on data collected from social media and trends, using Technological Foresight where technological foresight technique was used. It was adopted the premise that the business environment has been using data analysis technologies from social media platforms in order to improve its production and improve the relationship with users (customers). The research methodology used was a research trend, measured by production of scientific articles, linked with the patent registration analysis. The arguments related to the studied technology was identified in a survey in the bases: Espacenet and Patentscope, Web of Science and Google Scholar. In the foresight process, after defining search arguments, a main search was delimited, which presents details collected from the Web of Science (articles), Derwent and Espacenet (patents) databases. In continuation, after general results of the foresight, the main search was combined with Energy and gas segment - included in the Innovation Survey (PINTEC) in order to obtain through a more specific sample, data that corroborate with the universe main search. Results point that the technology in question is at an advanced level of development, consolidated, but constantly updated because data, actors responsible and the social media themselves are constantly changing and updating.-
Descrição: dc.descriptionCentro de Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico (CDT)-
Descrição: dc.descriptionPrograma de Pós-Graduação em Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia para a Inovação-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Direitos: dc.rightsAcesso Aberto-
Palavras-chave: dc.subjectMídia social-
Palavras-chave: dc.subjectRedes sociais-
Palavras-chave: dc.subjectTecnologias de gestão-
Palavras-chave: dc.subjectPatentes-
Título: dc.titleAnálise de potencial em tecnologia de gestão baseada em dados de mídias sociais e tendências - TRENDS-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional – UNB

Não existem arquivos associados a este item.