Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Ribeiro, Maria Eurydice de Barros | - |
Autor(es): dc.creator | Bonato, Denise Teixeira | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-10-23T15:00:25Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-10-23T15:00:25Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2010-10-14 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2010-10-14 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2006 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2006 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.unb.br/handle/10482/5672 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/871948 | - |
Descrição: dc.description | Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Programa de Pós-Graduação em Arte, 2006 | - |
Descrição: dc.description | A presente dissertação aborda a obra de Wassily Kandinsky (1866-1944), partindo da identificação da presença do cavaleiro em seus trabalhos, na busca por compreender a motivação e a constância da exploração do tema, por meio da conexão entre as reflexões teóricas e a produção plástica do artista. Propõe-se apontar, nas reflexões do artista, elementos que aportem a hipótese de que a recorrência ao tema do cavaleiro é resultante de rememorações do grupo ao qual pertencia, fundamentada no conceito de memória coletiva de Maurice Halbwachs. Visa-se, ainda, a estabelecer um diálogo entre a obra de Kandinsky e a de artistas contemporâneos a ele, que em determinado momento comungaram de ideais comuns, expressados pelo instrumento que os congregava – a arte. ____________________________________________________________________________ ABSTRACT | - |
Descrição: dc.description | This thesis approaches the work of Wassily Kandinsky (1866-1944), starting from the identification of the rider in his works, seeking to understand the motivation and constancy of the exploitation of the theme, by means of the connection between the theoretical reflections and plastic production of the artist. It aims to point out, in the reflections of the artist, elements that support the hypothesis that the recurrence to the rider theme is a result of recollections to the group he belonged to, substantiated in the concept of collective memory, from Maurice Halbwachs. It also aims to establish a connection between the work of Kandinsky and artists contemporary to him that at a given time shared common ideals, expressed by the instrument that congregated them – the art. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Direitos: dc.rights | Acesso Aberto | - |
Palavras-chave: dc.subject | Kandinsky, Wassily, 1866-1944 | - |
Palavras-chave: dc.subject | Arte - história | - |
Título: dc.title | Kandinsky e o cavaleiro | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional – UNB |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: