Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Andrade, Mariana Rosa Mastrella de | - |
Autor(es): dc.creator | Bernardes, Isadora Silva | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-10-23T14:59:58Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-10-23T14:59:58Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-01-16 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-01-16 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-01-16 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-03-13 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/47318 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/871791 | - |
Descrição: dc.description | Dissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Línguas Estrangeiras e Tradução, Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada, 2023. | - |
Descrição: dc.description | Há uma história a ser contada e essa história é a minha experiência com a Pedagogia Crítica de Projetos (DIAS; COROA; LIMA, 2018; ALBUQUERQUE, 2020), experiência como algo que nos acontece (BONDÍA, 2002). Nesta pesquisa, a escola é entendida como um lugar de experiências que coaduna com a utilização da pedagogia crítica de projetos. Por isso, o objetivo desta pesquisa é compartilhar conhecimento sobre a construção de uma pedagogia crítica de projetos para uma educação linguística em inglês. Por meio da contação de uma história, desejo inspirar as/os leitoras/es e contribuir para a construção de comunidades pedagógicas críticas. Nesta história, que é contada em seis atos, analiso minha experiência com a pedagogia crítica de projetos em uma escola de inglês onde atuei por onze anos e construí parte significativa da minha carreira. O primeiro e o segundo ato são destinados à análise do processo de agenciamento meu e de outros três docentes, o que foi imprescindível para que essa história acontecesse. No terceiro ato, detalho o processo de planejamento. O quarto ato, por sua vez, é dedicado à análise das minhas primeiras experiências com a pedagogia crítica de projetos. O quinto ato conta a história daquele projeto que sedimentou a nossa relação com a pedagogia crítica de projetos. Por fim, o sexto e último ato apresenta meus pensamentos e minhas reflexões acerca da pedagogia crítica de projetos, entendendo-a como um contínuo vir a ser. Eu (não) termino esta (auto)etnografia. Faço um ritual de passagem para que outras/os professoras/es e pesquisadoras/es se sintam convidadas/os a construir novos conhecimentos a partir das suas histórias. | - |
Descrição: dc.description | There is a story to be told and this story is my own experience with Critical Pedagogy of Projects (DIAS; COROA; LIMA, 2018; ALBUQUERQUE, 2020), being experience as something that happens to us (BONDÍA, 2002). In this research, school is understood as a place of experiences, which aligns with the use of Critical Pedagogy of Projects. Because of this, the objective of this research is to share knowledge about the construction of a Critical Pedagogy of Projects for language education in English. Through the telling of a story, I wish to inspire readers and contribute to the construction of critical pedagogical communities. In this story, which is told in six acts, I analyze my experience with Critical Pedagogy of Projects at an English school where I worked for eleven years and built a meaningful part of my career. The first and second acts are devoted to the analysis of my agency process and that of three other teachers, which was essential for this story to happen. In the third act, I describe the planning process. The fourth act is delineated to be space for the analysis of my first experiences with Critical Pedagogy of Projects. The fifth act tells the story of that project that established our relationship with Critical Pedagogy of Projects. The sixth and last act presents my thoughts and my reflections about Critical Pedagogy of Projects, understanding it as a continuous becoming. I (do not) finish this (auto)ethnography. What I do is a rite of passage so that other teachers and researchers feel motivated to build new knowledge from their stories. | - |
Descrição: dc.description | Instituto de Letras (IL) | - |
Descrição: dc.description | Departamento de Línguas Estrangeiras e Tradução (IL LET) | - |
Descrição: dc.description | Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | Acesso Aberto | - |
Direitos: dc.rights | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.unb.br, www.ibict.br, www.ndltd.org sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra supracitada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | - |
Palavras-chave: dc.subject | Pedagogia crítica | - |
Palavras-chave: dc.subject | Língua inglesa - ensino | - |
Palavras-chave: dc.subject | Relato de experiência | - |
Palavras-chave: dc.subject | Práticas docentes | - |
Título: dc.title | A minha história com a pedagogia crítica de projetos em seis atos : uma pesquisa de cunho (auto)etnográfico | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional – UNB |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: