Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Nunes, Christiane Girard Ferreira | - |
Autor(es): dc.creator | Yung, Tauvana da Silva | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-10-23T14:59:37Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-10-23T14:59:37Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2013-10-16 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2013-10-16 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2013-10-16 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2013-07-19 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.unb.br/handle/10482/14356 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/871648 | - |
Descrição: dc.description | Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Sociais, Departamento de Sociologia, 2013. | - |
Descrição: dc.description | Este trabalho se propõe a analisar os efeitos da prorrogação da entrada no mercado de trabalho sobre os jovens recém-graduados em Ciências Sociais e residentes em Brasília, a partir da análise qualitativa de trajetórias de vida e profissional, utilizando o método da Sociologia Clínica. Para tanto, é feita uma contextualização de Brasília e seu mercado de trabalho e da profissionalização das Ciências Sociais, por conterem especificidades relevantes para a determinação da realidade desses jovens. Discussões sobre trabalho, geração e juventude amparam a percepção dos sentidos que esses jovens alvos de um mercado de trabalho excludente têm sobre o mundo laboral, sobre o próprio trabalho, e do reflexo deste mundo sobre a sua ubjetividade, considerando que seu contato com ele não ocorreu ou ocorre de maneira alternativa àquela pretendida enquanto projeto profissional, em um contexto socioeconômico e geracional específico. Esses processos de dificuldade de acesso ao trabalho, principalmente neste momento de transição da inatividade, marcada pela família e escola, para a atividade, entendido como acesso ao emprego e desemprego, mostram-se significativos para esses jovens se sentirem profissionais inseguros, apesar da constante e ininterrupta capacitação que surge como alternativa à falta de trabalho. ______________________________________________________________________________ ABSTRACT | - |
Descrição: dc.description | This research aims to analyze the prorogation effects of the entrance in the labor market about the young people who are recent graduated in Social Sciences and who live in Brasília, from the qualitative analysis of their life and professional trajectories, using the Clinical Sociology method. Therefore, it was made a contextualization of Brasília and its labor market and of the Social Sciences professionalization, for its relevant specificities which determines the reality of these young people. Discussions about work, generation and youth support the senses perceptions that these young people, as targets of an exclusionary labor market, have about the labor world, about their own job, and about the reflects of this world on their subjectivity, considering that this contact did not happen or happens in an alternative way of that which was desired as a professional project, in a socioeconomic and specific generational context. These processes of work access difficulty, especially at this moment of transition from inactivity, characterized by family and school, to activity, understood as job access and unemployment, appear to be significant for these young people to feel as insecure professionals themselves, despite the constant and uninterrupted capacitation that appears as an alternative to this lack of jobs. | - |
Descrição: dc.description | Instituto de Ciências Sociais (ICS) | - |
Descrição: dc.description | Departamento de Sociologia (ICS SOL) | - |
Descrição: dc.description | Programa de Pós-Graduação em Sociologia | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Direitos: dc.rights | Acesso Aberto | - |
Direitos: dc.rights | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | - |
Palavras-chave: dc.subject | Mercado de trabalho | - |
Palavras-chave: dc.subject | Formação profissional | - |
Palavras-chave: dc.subject | Sociologia | - |
Título: dc.title | Peguei o diploma, e agora? : desafios, dilemas e estratégias de inserção ocupacional de jovens recém-graduados em Ciências Sociais | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional – UNB |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: