A Bíblia no romance contemporâneo : projeção e reescritura na perspectiva do personagem-leitor nos romances Galileia, de Ronaldo Correia de Brito, e O Evangelho Segundo a Serpente, de Faíza Hayat

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorSiewierski, Henryk-
Autor(es): dc.creatorPinheiro, Carolina Dias-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-10-23T14:59:35Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-10-23T14:59:35Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-01-25-
Data de envio: dc.date.issued2024-01-25-
Data de envio: dc.date.issued2024-01-25-
Data de envio: dc.date.issued2023-02-02-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/47525-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/871631-
Descrição: dc.descriptionTese (doutorado) — Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Teoria Literária e Literaturas, Programa de Pós-Graduação em Literatura, 2023.-
Descrição: dc.descriptionO objeto de estudo desta tese é a presença da Bíblia na literatura contemporânea, tendo como foco o personagem como um leitor da Bíblia. Analisamos personagens de dois romances em língua portuguesa: Galileia, romance do brasileiro Ronaldo Correia de Brito, publicado em 2007, e o romance de estreia da portuguesa Faíza Hayat, O evangelho segundo a serpente, publicado em 2006. O objetivo é oferecer novos dados sobre a recepção bíblica na contemporaneidade. O referencial teórico são conceitos de intertextualidade e teoria da recepção. Identificamos, nos capítulos dedicados a cada romance, duas tendências de leitura. A primeira é a projeção, proeminente em Galileia, em que o narrador realiza a projeção de figuras e eventos bíblicos sobre sua própria identidade e dos eventos a sua volta. A segunda é a reescritura, proeminente em O evangelho segundo a serpente, em que os personagens fazem seus comentários, questionamentos sobre o texto e sua natureza e até propostas de reescrituras e “reformulações” de partes da Bíblia. Sugerimos, ainda, três formas de presença da Bíblia em que a intertextualidade pode se desenvolver: objeto de imaginário místico, alvo de comentário e texto bíblico como molde. Com base nas teorias de recepção, consideramos que o texto não é produzido em um vácuo, pois seu autor pertence e é produto de uma cultura que influencia no seu próprio espaço-tempo, e que também o texto não é recebido em um vácuo, pois seu leitor também é um produto de sua realidade, e aborda uma obra a partir de um horizonte de expectativas e um repertório particulares. Para realizar essa análise foi feito um processo de base descritiva: identificando as alusões da Bíblia nos romances, individualmente, para então analisar cada trecho com base no trecho do romance, o trecho ou tema bíblico a que faz referência, o personagem que produz a referência (identificado como leitor da Bíblia), e uma breve análise sobre a relação entre os dois textos, a leitura do personagem, e os processos interpretativos envolvidos. Concluímos que os personagens das obras analisadas leem a Bíblia motivados por eventos externos. Suas reflexões não têm a Bíblia como objetivo final: eles atravessam o texto bíblico ao interpretar outros assuntos e, nesse processo, oferecem interpretação sobre o texto bíblico em si. As leituras “de projeção” e “de reescritura” propostas para descrever a principais tendências de leitura encontradas nos dois romances são apenas duas de muitas possibilidades que ainda podem ser encontradas. Por fim, podemos propor para pesquisas futuras a análise de outras obras ficcionais que contenham personagens-leitores da Bíblia, para identificar outras tendências de leitura e recepção contemporânea da Bíblia.-
Descrição: dc.descriptionThe object of this thesis is the presence of the Bible in contemporary literature, focusing on the character as a reader of the Bible. We analyzed the characters of two novels in Portuguese: Galileia, a novel by Brazilian writer Ronaldo Correia de Brito, published in 2007, and the debut novel by Portuguese writer Faíza Hayat, O evangelho segundo a serpente, published in 2006. The main objective is to provide new data on biblical reception in contemporary times. Theoretical frameworks are concepts of intertextuality and reception theory. Two major reading trends were identified: The first is projection, prominent in Galileia, in which the narrator projects biblical figures and events onto his own identity and the events around him. The second is rewriting, prominent in O evangelho segundo a serpente, in which the characters make their comments, question the text and its nature, and even propose rewritings and “reformulations” of parts of the Bible. We also suggest three forms of the presence of the Bible in which intertextuality can develop: an object of mystical imagery, a target of commentary, and biblical text as a template. Based on reception theories, we consider that the text is not produced in a vacuum, as its author belongs to and is the product of a localized culture that influences its space and time, and that the text is also not received in a vacuum, because its reader is also a product of its reality, and it approaches a piece of literature from a horizon of expectations and a particular repertoire. A descriptive process was employed: identifying the biblical allusions in the novels, individually, and then analyzing each excerpt based on the following elements: the excerpt from the novel, the excerpt or biblical theme to which it refers, the character making the reference (identified as a Bible reader), and a brief analysis of the relationship between the two texts, the reading made by the character, and the interpretative processes involved. We concluded that the characters in the novels analyzed read the Bible motivated by external events. Their reflections do not have the Bible as their ultimate goal: they traverse the biblical text as they interpret other matters and, in the process, offer an interpretation of the biblical text itself. “Projection” and “rewriting” readings types are proposed to describe the main reading trends found in the two novels are just two of the many possibilities that can still be found. Finally, for future research, we propose the analysis of other fictional works that contain characters reading the Bible, to identify other trends in reading and contemporary reception of the Bible.-
Descrição: dc.descriptionInstituto de Letras (IL)-
Descrição: dc.descriptionDepartamento de Teoria Literária e Literaturas (IL TEL)-
Descrição: dc.descriptionPrograma de Pós-Graduação em Literatura-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Direitos: dc.rightsAcesso Aberto-
Direitos: dc.rightsA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.unb.br, www.ibict.br, www.ndltd.org sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra supracitada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.-
Palavras-chave: dc.subjectBíblia-
Palavras-chave: dc.subjectLeitor-
Palavras-chave: dc.subjectIntertextualidade-
Título: dc.titleA Bíblia no romance contemporâneo : projeção e reescritura na perspectiva do personagem-leitor nos romances Galileia, de Ronaldo Correia de Brito, e O Evangelho Segundo a Serpente, de Faíza Hayat-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
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