Planejamento coletivo, espaço de formação : limites e possibilidades

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorMachado, Liliane Campos-
Autor(es): dc.contributorkalinkaaragao@hotmail.com-
Autor(es): dc.creatorMelo, Kalinka Ribeiro Aragão de-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-10-23T14:59:28Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-10-23T14:59:28Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-12-02-
Data de envio: dc.date.issued2020-12-02-
Data de envio: dc.date.issued2020-12-02-
Data de envio: dc.date.issued2020-07-27-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://repositorio.unb.br/handle/10482/39702-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/871587-
Descrição: dc.descriptionDissertação (Mestrado Profissional em Educação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, Brasília, 2020.-
Descrição: dc.descriptionEste estudo objetivou analisar o planejamento coletivo, como espaço de formação, considerando os limites e as possibilidades para sua efetivação. Para tanto, nossa análise foi orientada a partir de um aporte teórico sobre planejamento, formação e planejamento coletivo, nas narrativas de professores, observando a compreensão dos mesmos sobre planejamento, no contexto escolar e formação, suas impressões sobre os limites e as possibilidades acerca de sua efetivação. Entendemos que este estudo se faz necessário em um momento em que os ataques e os boicotes a uma educação libertadora, autônoma estão legitimados e ganham força em espaços públicos e privados. A importância de analisar as percepções e as concepções dos professores acerca do planejamento coletivo, como espaço de formação docente, por meio da experiência de professores, de uma escola da Rede Municipal de Goiânia, dá-se pelo fato de podermos compreender como os mesmos vão se apropriando de elementos importantes dessa realidade, ao refletir acerca de sua prática. Para tanto, problematizar essa realidade nos levou a questionar se o planejamento coletivo é compreendido pelos professores como espaço de formação docente? Lançamos mão, neste estudo, de uma pesquisa qualitativa, participante, de caráter exploratório, amparada em uma abordagem epistemológica crítica. Valendo-nos, ainda, de uma pesquisa bibliográfica, documental e das narrativas dos professores. As técnicas de pesquisa utilizadas foram: análise de documentos, entrevistas semiestruturadas, por meio de gravação direta, e análise de conteúdo. Os sujeitos da pesquisa são seis professores, que vivenciaram o processo de implementação do Ciclo de Formação e Desenvolvimento Humano, na Rede Municipal de Educação de Goiânia, e assim do planejamento coletivo semanal, no ano de 1998, e que acompanharam todo processo de reestruturação, até o ano de 2006 e atualmente continuam trabalhando na escola. Ao analisarmos as percepções dos professores acerca do planejamento coletivo, concluímos que os mesmos o entendem como um espaço de formação e apontam, através da experiência da escola pesquisada, a possibilidade de um planejamento coletivo, dentro do espaço da escola, de natureza formativa, pensado e sistematizado para tal ensejo. A pesquisa apresenta como produto, o Blog Reflexão, que se destaca como mais um espaço de referência e comunicação ao professorado, alimentado pelo mesmo, onde serão postados vídeos, textos, discussões e encontros formativos virtuais. Destacamos, como referência teórica, os seguintes autores: Arroyo (1999), Gandin (2014), Mundim (2002), Padilha (2006), Pereira (2006), Saviani (2013), Tardif (2014), Vasconcelos (2002), entre outros.-
Descrição: dc.descriptionThis study aimed to analyze the collective planning, as a training space, considering the limits and the possibilities for its effectiveness. To this end, our analysis was guided by a theoretical contribution on planning, training and collective planning, in the narratives of teachers, observing their understanding of planning, in the school and training context, their impressions about the limits and possibilities about its effectiveness. We understand that this study is necessary at a time when the attacks and boycotts of a liberating, autonomous education are legitimate and gaining strength in public and private spaces. The importance of analyzing the perceptions and conceptions of teachers about collective planning, as a space for teacher training, through the experience of teachers, of a school in the Municipal Network of Goiânia, is due to the fact that we can understand how they are going appropriating important elements of this reality, when reflecting on their practice. To this end, problematizing this reality led us to question whether collective planning is understood by teachers as a space for teacher training? In this study, we used a qualitative, participatory, exploratory research, supported by a critical epistemological approach. Also using a bibliographic, documentary and teachers' narratives research. The research techniques used were: document analysis, semi-structured interviews, through direct recording, and content analysis. The research subjects are six teachers, who experienced the implementation process of the Training and Human Development Cycle, in the Municipal Education Network of Goiânia, as well as the weekly collective planning, in the year 1998, and who followed the entire restructuring process, until 2006 and currently continue to work at the school. When analyzing the teachers' perceptions about collective planning, we concluded that they understand it as a training space and point out, through the experience of the researched school, the possibility of collective planning, within the school space, of a formative nature, thought out and systematized for such an opportunity. The research presents the Reflection Blog as a product, which stands out as another reference and communication space for teachers, powered by it, where videos, texts, discussions and virtual training meetings will be posted. We highlight, as a theoretical reference, the following authors: Arroyo (1999), Gandin (2014), Mundim (2002), Padilha (2006), Pereira (2006), Saviani (2013), Tardif (2014), Vasconcelos (2002), among others.-
Descrição: dc.descriptionFaculdade de Educação (FE)-
Descrição: dc.descriptionPrograma de Pós-Graduação em Educação, Mestrado Profissional-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Direitos: dc.rightsAcesso Aberto-
Direitos: dc.rightsA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.-
Palavras-chave: dc.subjectPlanejamento coletivo-
Palavras-chave: dc.subjectFormação docente-
Palavras-chave: dc.subjectProfessores - formação-
Palavras-chave: dc.subjectRede Municipal de Educação de Goiânia-
Título: dc.titlePlanejamento coletivo, espaço de formação : limites e possibilidades-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional – UNB

Não existem arquivos associados a este item.