Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.creator | Monica, Eder Fernandes | - |
Autor(es): dc.creator | Martins, Ana Paula Antunes | - |
Autor(es): dc.creator | Rocha Júnior, Márcio Henrique B. | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-10-23T14:59:18Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-10-23T14:59:18Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-01-23 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-01-23 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://repositorio.unb.br/handle/10482/36509 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://doi.org/10.1590/s1678-4634201945184632 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://orcid.org/0000-0002-7645-5912 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://orcid.org/0000-0002-4406-5434 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://orcid.org/0000-0001-7123-9025 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/871508 | - |
Descrição: dc.description | O presente artigo consiste em análise interdisciplinar dos resultados obtidos em uma pesquisa empírica realizada com as graduandas da Faculdade de Direito da Universidade Federal Fluminense a respeito das suas representações sobre direitos reprodutivos no processo de formação universitária. Os dados coletados foram analisados com base em teorias sociais contemporâneas sobre relações de gênero e sobre ensino jurídico. Pretendeu-se, com isso, compreender as tensões entre saberes disciplinares e valores individuais no processo de formação universitária. O texto visa a contribuir para a produção de conhecimentos sobre o ethos profissional dos juristas, produzido desde as etapas iniciais de formação. Com isso, podem-se identificar tendências no que diz respeito ao tratamento jurídico de controvérsias ligadas aos direitos reprodutivos, uma vez que as representações de estudantes têm potencial efeito sobre a atuação dos atores do Sistema de Justiça em curto ou médio prazo. As intersecções entre representações sobre direitos reprodutivos, o ensino jurídico e a criminalização desta prática evidenciam as restrições para o exercício dos direitos sexuais e dos direitos reprodutivos das mulheres, bem como assinalam os limites para o aprofundamento dos direitos humanos e das mulheres e da democratização da sociedade brasileira. A partir dos resultados da pesquisa, é possível refletir a respeito da adequação dos currículos dos cursos de direito e problematizar acerca de diretrizes nacionais para a formação jurídica universitária. | - |
Descrição: dc.description | The present article consists of an interdisciplinary analysis of the results obtained in an empirical research carried out with undergraduates of the Law School of the Fluminense Federal University regarding their representations on reproductive rights in the process of higher education. Upon collection data were analyzed based on contemporary social theories on gender relations and on legal education. The aim was to understand the tensions between curricular knowledge and individual values in the basic training on the university level. The text aims to contribute to the production of knowledge about the professional ethos of legal experts, produced since the early stages of formation. As a result, one can identify trends regarding the legal treatment of controversies related to reproductive rights, because students´representations have a potential effect on the performance of the stakeholders within the Court System. The intersections between representations on reproductive rights, legal education and the criminalization of this practice highlight restrictions on the exercise of women’s sexual rights and reproductive rights, as well as the limits on advancing human and women’s rights and the democratization of women in the Brazilian society. The outcome of the research, makes it possible to think over whether the curriculum in Law courses are suitable and problematize the national guidelines for higher-education legal training. | - |
Descrição: dc.description | Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas (FACE) | - |
Descrição: dc.description | Departamento de Gestão de Políticas Públicas (FACE GPP) | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo | - |
Direitos: dc.rights | Acesso Aberto | - |
Direitos: dc.rights | (CC BY-NC) - This content is licensed under a Creative Commons attribution-type BY-NC. | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino jurídico | - |
Palavras-chave: dc.subject | Direitos humanos - Brasil | - |
Palavras-chave: dc.subject | Direitos das mulheres | - |
Palavras-chave: dc.subject | Aborto - aspectos morais e éticos | - |
Palavras-chave: dc.subject | Direitos reprodutivos | - |
Título: dc.title | Representações de mulheres estudantes de direito sobre direitos reprodutivos : entre saberes e valores | - |
Título: dc.title | Representations of women students of law about reproductive rights : between knowledge and values | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional – UNB |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: