Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Corôa, Maria Luiza Monteiro Sales | - |
Autor(es): dc.creator | Lira, Luciane Cristina Eneas | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-10-23T14:59:10Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-10-23T14:59:10Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2010-05-11 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2010-05-11 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2009-03-12 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2009-03-12 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.unb.br/handle/10482/4542 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/871452 | - |
Descrição: dc.description | Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Línguas Estrangeiras e Tradução, 2009. | - |
Descrição: dc.description | Localizada no âmbito de estudos da linguagem, esta pesquisa intitulada Como se constrói uma mulher: uma análise do discurso nas revistas brasileiras para adolescentes, objetiva investigar as marcas discursivas de identidade feminina nas revistas destinadas a adolescentes brasileiras. Para tanto, as discussões se dão na confluência teórica de três vertentes: do discurso, da identidade e da mídia. O olhar investigativo parte principalmente das contribuições teóricas da Análise de Discurso Crítica, nas considerações de Fairclough (2001 e 2003) e na proposta da Lingüística Sistêmico-Funcional de Halliday (1976, 1978 e 1994). O corpus de análise é composto por edições de oito revistas brasileiras destinadas às adolescentes, selecionadas no período de maio e junho de 2007. São elas: Atrevida, Capricho, Smack!, Todateen, Atrevidinha, Atrevida Fashion, Loveteen e Teen Mania. As conclusões apontam que o discurso das revistas femininas destinadas às adolescentes estabelece a noção do que é aceitável para o comportamento da adolescente, não apenas descrevendo, mas, sobretudo, construindo normas sociais de conduta a essa etapa da vida, que por sua vez, são determinantes para a formação da garota adolescente. ___________________________________________________________________________________________ ABSTRACT | - |
Descrição: dc.description | The research paper How to device a woman: an analysis of discourse in Brazilian magazines for teenage girls is situated in language studies and aims to investigate the discursive characteristics of female identity in magazines for Brazilian teenage girls. Therefore, the analysis takes place at the junction of three theoretical aspects: discourse, identity and media. The investigation method used is mainly derived from Analysis of Discourse, in the contributions by Fairclough (2001 and 2003), and in Systemic-Functional Linguistics proposal of Halliday (1976, 1978 and 1994). The corpus used for the study consists of eight editions of magazines for Brazilian teenage girls, selected during May and June 2007. The magazines are Atrevida, Capricho, Smack!, Todateen, Atrevidinha, Atrevida Fashion, Loveteen and Teen Mania. The results of the analysis show that teenage magazines for girls establish what is considered acceptable behavior for young girls not merely by describing this behavior, but by creating social patterns of conduct, which are decisive factors in the development of adolescents. | - |
Descrição: dc.description | Instituto de Letras (IL) | - |
Descrição: dc.description | Departamento de Linguística, Português e Línguas Clássicas (IL LIP) | - |
Descrição: dc.description | Programa de Pós-Graduação em Linguística | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Direitos: dc.rights | Acesso Aberto | - |
Palavras-chave: dc.subject | Análise do discurso - adolescentes | - |
Palavras-chave: dc.subject | Comunicação de massa - aspectos sociais | - |
Palavras-chave: dc.subject | Mulheres - identidade | - |
Título: dc.title | Como se constrói uma mulher : uma análise do discurso nas revistas brasileiras para adolescentes | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional – UNB |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: