Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Gontijo, Cleyton Hércules | - |
Autor(es): dc.creator | Carvalho, Alexandre Tolentino de | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-10-23T14:59:07Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-10-23T14:59:07Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2015-05-19 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2015-05-19 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2015-05-19 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2015-03-03 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.unb.br/handle/10482/18201 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://dx.doi.org/10.26512/2015.03.D.18201 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/871436 | - |
Descrição: dc.description | Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, 2015. | - |
Descrição: dc.description | O objetivo dessa dissertação foi analisar as relações entre a percepção do clima para criatividade nas aulas de Matemática de alunos do 5º ano do ensino fundamental, o desempenho desses alunos em Matemática e em teste de criatividade em Matemática. Foram construídos os seguintes instrumentos de pesquisa: (a) Escala de Clima para Criatividade nas aulas de Matemática, (b) Teste de Desempenho Escolar em Matemática e, (c) Teste de Desempenho em Criatividade Matemática. Os dados foram tratados estatisticamente por meio da Correlação de Pearson a fim de analisar as relações entre os mesmos. Observou-se que não houve correlação entre clima para criatividade em Matemática e as duas formas de desempenho: em Matemática e em criatividade em Matemática. Observou-se correlação em sentido oposto entre Clima para Criatividade em Matemática e Originalidade avaliada no teste de criatividade em Matemática. Houve correlação positiva entre Desempenho em Matemática e Desempenho em Criatividade Matemática. Esses resultados reafirmam a importância do desenvolvimento integral das habilidades matemáticas, sendo a escola um importante espaço de desenvolvimento tanto das habilidades básicas em Matemática quanto das habilidades criativas. Foram encontradas também correlações positivas e estatisticamente significativas entre o bloco Grandezas e Medidas constituinte do Teste de Desempenho Escolar em Matemática e três variáveis relacionadas à criatividade em Matemática: o fator 5 - Interações dos Alunos na Busca de Estratégias Matemáticas constituinte da Escala de Clima para Criatividade em Matemática, Fluência (um dos aspectos avaliados no Teste de Desempenho em Criatividade Matemática) e Elaboração de Problemas (tipo de atividade constituinte do Teste de Desempenho em Criatividade Matemática). Entende-se que os resultados encontrados neste estudo são importantes para enriquecer a produção do conhecimento sobre o fenômeno da criatividade matemática no ambiente escolar. | - |
Descrição: dc.description | The purpose of this dissertation was to analyze the relationship between the perception of the climate for creativity in Mathematics classes of students of the 5th year of primary school, the performance of these students in Mathematics and creativity test in Mathematics. The following research instruments were designed: (a) Climate Scale for Creativity in Mathematics classes, (b) School Performance Test in Mathematics and, (c) Performance Test in Mathematics Creativity. The data were treated statistically using the Pearson correlation in order to analyze the relationships between them. There was no correlation between climate for creativity in Mathematics and the two forms of performance: in Mathematics and creativity in Mathematics. It was observed correlation in opposite directions between Climate for Creativity and Originality in Mathematics evaluated on creativity tests in Mathematics. There was a positive correlation between Performance in Mathematics and Performance in Mathematics Creativity. These results confirm the importance of integral development of mathematical abilities, the school being an important development space both basic skills in Mathematics and creative abilities. Were also found positive correlations and statistically significant between the block Greatnesses and Measures constituent of the School Performance Test in Mathematics and three variables related to creativity in Mathematics: the factor 5 - Interactions of the Students in Search of Mathematics Strategies constituent of the Climate Scale for Creativity in Mathematics, Fluency (one of the aspects evaluated in the Performance Test in Mathematics Creativity) and Elaboration of Problems (type of activity that constitutes the Performance Test in Mathematics Creativity). It is understood that the results of this study are important to enhance the production of knowledge about the phenomenon of mathematical creativity in the school environment. | - |
Descrição: dc.description | Faculdade de Educação (FE) | - |
Descrição: dc.description | Programa de Pós-Graduação em Educação | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Direitos: dc.rights | Acesso Aberto | - |
Direitos: dc.rights | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | - |
Palavras-chave: dc.subject | Rendimento escolar | - |
Palavras-chave: dc.subject | Criatividade (Educação) | - |
Palavras-chave: dc.subject | Matemática (Ensino fundamental) | - |
Título: dc.title | Relações entre criatividade, desempenho escolar e clima para criatividade nas aulas de matemática de estudantes do 5º ano do ensino fundamental | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional – UNB |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: