Arquivologia e Cinema: poéticas da informação e construção de memórias

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.creatorManini, Miriam Paula-
Autor(es): dc.creatorRosa, Rafael Augusto Mendes-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-10-23T14:58:56Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-10-23T14:58:56Z-
Data de envio: dc.date.issued2017-11-08-
Data de envio: dc.date.issued2017-11-08-
Data de envio: dc.date.issued2017-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://repositorio.unb.br/handle/10482/25210-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/871356-
Descrição: dc.descriptionEste trabalho objetiva apresentar o estudo que vem sendo desenvolvido em torno das relações entre Arquivologia e Cinema enquanto áreas de informação e memória. Esse projeto tem sua origem na disciplina Arquivo, Cinema, Informação e Memória, ministrada no curso de graduação em Arquivologia da Faculdade de Ciência da Informação da Universidade de Brasília, e seu desenvolvimento na disciplina Memória e Informação, ministrada na Pós-Graduação em Ciência da Informação da mesma faculdade. Ele vem ganhando seus entornos com o avanço dos estudos sobre os temas aqui elencados e busca delinear as fronteiras entre Arquivologia e Cinema, sendo que este representa, apropria-se e produz documentos de arquivo ao reconstruir memórias por meio das narrativas fílmicas. Esse projeto proposto e caracterizado como de metodologia mista buscará coletar e analisar dados quantitativos e qualitativos, após ser realizado um recorte temático/temporal do seu objeto de estudo que serão o REcine e o Festival Arquivo em Cartaz, realizados no Rio de Janeiro, em um estudo comparativo com o Festival de Brasília do Cinema Brasileiro, realizado em Brasília. O recorte temporal será o século XXI, enquanto o objeto empírico é definido pelos filmes apresentados nas mostras competitivas dos festivais desde o ano de 2002, em busca de alcançar a problemática da pesquisa e trazer conhecimentos sobre o uso dos documentos de arquivo, a formação de acervos filmográficos e sua preservação, os meios de difusão e acesso adotados nos arquivos e sobre informação e memória na Arquivologia.-
Descrição: dc.descriptionThis work aims to present the study that has been developed around the relations between Archival and Movies as areas of information and memory. This project has its origins in the subject of Archive, Movies, Information and Memory, taught in the undergraduate course in Archivology of the Faculty of Information Science of the University of Brasilia, and its development in the discipline Memory and Information, Post-Graduation in Information Science of Faculty of Information Science. He has been gaining his surroundings with the advancement of the studies on the themes listed here and seeks to delineate the boundaries between Archival and Movies, which represents, appropriates and produces archival documents when reconstructing memories through the filmic narratives. This proposed and characterized mixed media project will seek to collect and analyze quantitative and qualitative data, after a thematic/temporal cut of its object of study, which will be the REcine and the Festival Arquivo em Cartaz, held in Rio de Janeiro, in a comparative study with the Brasilia Festival of Brazilian Cinema held in Brasilia. The temporal cut will be the 21st century, while the empirical object is defined by the films presented in the competitive shows of the festivals since 2002, in search of the research problem and bring knowledge about the use of archival documents, the formation of archival collections and their preservation, the means of diffusion and access adopted in the archives and on information and memory in Archivology.-
Descrição: dc.descriptionFaculdade de Ciência da Informação (FCI)-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Direitos: dc.rightsAcesso Aberto-
Direitos: dc.rightsXVIII ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO - Declaração de direito autoral Autores que submetem a esta conferência concordam com os seguintes termos: a) Autores mantém os direitos autorais sobre o trabalho, permitindo à conferência colocá-lo sob uma licença Licença Creative Commons Attribution, que permite livremente a outros acessar, usar e compartilhar o trabalho com o crédito de autoria e apresentação inicial nesta conferência. b) Autores podem abrir mão dos termos da licença CC e definir contratos adicionais para a distribuição não-exclusiva e subseqüente publicação deste trabalho (ex.: publicar uma versão atualizada em um periódico, disponibilizar em repositório institucional, ou publicá-lo em livro), com o crédito de autoria e apresentação inicial nesta conferência. c) Além disso, autores são incentivados a publicar e compartilhar seus trabalhos online (ex.: em repositório institucional ou em sua página pessoal) a qualquer momento antes e depois da conferência. FONTE: http://enancib.marilia.unesp.br/index.php/xviiienancib/ENANCIB/about/submissi ons#copyrightNotice. Acesso em: 08 nov. 2017.-
Palavras-chave: dc.subjectArquivologia-
Palavras-chave: dc.subjectArquivos-
Palavras-chave: dc.subjectInformação-
Palavras-chave: dc.subjectMemória-
Título: dc.titleArquivologia e Cinema: poéticas da informação e construção de memórias-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional – UNB

Não existem arquivos associados a este item.