
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.creator | Pinto, Halley Ferreira | - |
| Autor(es): dc.creator | Ferreira, Vladmir Carneiro | - |
| Autor(es): dc.creator | Hoffmann, Valmir Emil | - |
| Autor(es): dc.creator | Lopes, Gisele Silveira Coelho | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-10-23T14:58:38Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-10-23T14:58:38Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2013-03-07 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2013-03-07 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2012-07 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.unb.br/handle/10482/12392 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/871229 | - |
| Descrição: dc.description | O objetivo deste trabalho é relatar a aplicação dos quatro modos da conversão do conhecimento de Nonaka e Takeuchi (2008) na gestão universitária, especificamente na Secretaria de Administração Acadêmica (SAA) da Universidade de Brasília (UnB). A SAA é responsável pelo acompanhamento acadêmico de todos os estudantes da UnB, desde o início até a sua saída, e também pelo registro de diplomas de diversas outras instituições de ensino superior (IES) do Distrito Federal. Com base na literatura pertinente à estrutura burocrática e disfunções, organizações informais e a espiral do conhecimento, foi construído um roteiro de entrevistas semiestruturadas, que foi aplicado junto a funcionários da SAA. O resultado foi a elaboração de um produto final: o manual de utilização do Sistema de Registro de Diplomas (SIDIP), tanto na forma de arquivo único como na forma de páginas de acesso à intranet. Assim, transformou-se conhecimento tácito em explícito e se propiciou a preservação do conhecimento dentro da própria organização. ______________________________________________________________________________ ABSTRACT | - |
| Descrição: dc.description | The objective of this study is to report the application of Nonaka and Takeuchi’s (2008) four modes of knowledge conversion on university management, specifically in the Secretary of Academic Administration (SAA) at the University of Brasilia (UnB). The SAA is responsible for academic monitoring of all UnB students, from enrollment to graduation, and also for the registration of diplomas from several other institutions of higher education (IHE) in the Federal District. Based on the literature on bureaucratic structure and dysfunctions, informal organizations and the spiral of knowledge, we developed an interview script, which was applied to the SAA employees. The result was the drafting of a manual for using the Diploma Registration System (SIDIP), either as a single file or as pages accessed via intranet. Thus, tacit knowledge became explicit, and enhanced the preservation of knowledge within the organization. | - |
| Descrição: dc.description | Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas (FACE) | - |
| Descrição: dc.description | Programa de Pós-Graduação em Administração | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Publicador: dc.publisher | ANPAD | - |
| Direitos: dc.rights | Acesso Aberto | - |
| Direitos: dc.rights | Artigo sob licença Creative Commons (BY-NC). Disponível em: <http://www.anpad.org.br/tac>. Acesso em: 7 mar. 2013. | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Gestão do conhecimento | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Universidades e faculdades públicas - administração | - |
| Título: dc.title | Conversão do conhecimento : uma intervenção na gestão universitária | - |
| Título: dc.title | Knowledge conversion : an intervention in university management | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional – UNB | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: