
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Alvarenga, Magali Barçante | - |
| Autor(es): dc.creator | Silva, Tássia Gabriela Delgado da | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-10-23T14:58:34Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-10-23T14:58:34Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2018-10-09 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2018-10-09 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2018-10-09 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2017-12-15 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.unb.br/handle/10482/32802 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/871201 | - |
| Descrição: dc.description | Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Línguas Estrangeiras e Tradução, Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada, 2017. | - |
| Descrição: dc.description | Este trabalho tem como objetivo estabelecer academicamente um cenário de uso específico de uma língua-alvo (inglês), permeado pela reflexão, para a formação inicial de professores de inglês visando a condução do ensino por meio dessa língua, oportunizada pelo desenvolvimento de competências de ensinar, numa universidade de médio porte do interior goiano. Dessa forma buscamos apresentar procedimentos que geraram temas e tarefas para a elaboração de plano de ensino contemplando o componente Ensino de Línguas para Fins Específicos (ELFE) num curso de Licenciatura Português/Inglês que tradicionalmente não tem esse tratamento. Além disso, analisamos de que forma a criação de um cenário de uso específico da língua-alvo, com base no desenvolvimento de competências de ensinar de professores não-nativos em formação inicial, proporcionou a condução de suas aulas nessa língua. Por meio de um estudo de caso interventivo, buscamos levantar os objetivos específicos dos participantes e para estabelecermos as necessidades da situação-alvo, nos baseamos em textos teóricos da Área da Linguística Aplicada para a elaboração de um planejamento de temas e tarefas com o intuito de promover a prática reflexiva e oportunidades de uso da língua alvo para professores não-nativos. Assim, foi possível perceber que a formação de professores com o foco na formação e nas especificidades de uso da língua em sala de aula pode contribuir para a segurança na condução de aulas e a percepção da importância do planejamento. Ademais, o ensino de inglês com contornos ELFE pode contribuir para a prática reflexiva e o desenvolvimento de competências de ensinar em professores pré-serviço. | - |
| Descrição: dc.description | The objective of this paper is to establish a specific scenario of use of the target language (English), permeated by reflection, for the initial education of English teachers aiming at conducting teaching through this language, facilitated by the development of teaching skills in a university of the interior of Goiás. This way, we tried to present procedures that generated themes and tasks for the elaboration of a teaching plan contemplating the ESP component in a Portuguese / English Language course that traditionally does not have this treatment. In addition, we analyzed how the creation of a specific scenario of the target language based on the development of teaching skills of non-native teachers in teacher education provided the conduction of their classes in that language. Through an interventional case study, we seek to raise the specific objectives of the participants. Also, to establish the needs of the target situation based on theoretical texts from the Applied Linguistics Area for the elaboration of a planning of themes and tasks with the aim of promoting the reflexive practice and opportunities of using the target language for non-native teachers. Thus, it was possible to perceive that the teacher education with a focus on the reflective practice and the use of language in the classroom contributed to the confidence in the conduct of lessons and the perception of the importance of planning. In addition, the teaching of English with ESP contours can help reflective practice and the development of teaching skills in pre-service teachers. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Direitos: dc.rights | Acesso Aberto | - |
| Direitos: dc.rights | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Ensino de línguas para fins específicos | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Professores de inglês - formação | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Língua inglesa - estudo e ensino | - |
| Título: dc.title | Contornos de um componente ELFE na formação inicial de professores de professores de línguas | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional – UNB | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: