Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Tarquínio, Daniel Junqueira | - |
Autor(es): dc.creator | Ferreira, Ana Claúdia Clemente | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-10-23T14:58:28Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-10-23T14:58:28Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-06-25 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-06-25 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019-11-26 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://repositorio.unb.br/handle/10482/38181 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/871157 | - |
Descrição: dc.description | Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Departamento de Música, Programa de Pós-Graduação Música em Contexto, 2019. | - |
Descrição: dc.description | A eficácia do processo de preparação do repertório é essencial para a atuação do intérprete como performer. Este trabalho aborda a utilização de estratégias de estudo no processo de preparação do repertório pianístico e propõe-se a identificar e a compreender os efeitos da aplicação de estratégias selecionadas no aprendizado do repertório. O Rondó opus 59 de D. Kabalevsky foi escolhido como obra de referência para a investigação e as estratégias centrais são a modelagem e a aplicação de variações rítmicas e de acentuação, que foram recursos utilizados com o fim de contribuir no processo de memorização da obra e na aquisição da velocidade de execução. O termo modelagem refere-se ao uso de modelos como referência em um processo de aprendizagem. Na música, essa estratégia de modelagem é utilizada em diversos contextos como forma de ampliação de habilidades musicais, como o aumento de recursos expressivos ao observar interpretações consagradas. Constatando que a forma de modelagem proposta nesta pesquisa suplanta, em determinados aspectos, o conceito de modelagem utilizado convencionalmente, optou-se pelo termo modelagem ampliada para descrever o procedimento utilizado em uma das etapas do processo de estudo. A metodologia utilizada centra-se no planejamento e condução sistemática do processo de estudo desenvolvido para a performance do Rondó. As conclusões da pesquisa apontam para influência positiva da aplicação das estratégias na preparação do repertório selecionado. | - |
Descrição: dc.description | The efficiency of the repertoire preparation process is essential to the performer. This paper discusses the use of practice strategies in the piano repertoire preparation process, proposing to identify and understand the results of its implementation on selected repertoire. D. Kabalevsky Rondo opus 59 was chosen as the reference work for this research, with the central strategies being the modeling and application of rhythmic and accentuation variations, using it as a resource to solidify the process of memorizing the piece as well as developing speed in the performance. The term modeling refers to the use of models as the reference in a learning process. In music, the modeling strategy is used in various contexts as a way to expand musical abilities, such as the broadening of expressive tools while observing renowned performances. While noting that the form of modeling proposed in this research surpasses, in certain aspects, the concept of modeling that is commonly used, it was decided that the term to be applied would be expanded modeling, describing the strategy used in one of the practice process phases. The methodology applied focuses on the planning and systematic guidance of the learning process developed for the Rondo performance. The research conclusions indicate positive influence from the strategies implemented on the preparation for the selected repertoire. | - |
Descrição: dc.description | Instituto de Artes (IdA) | - |
Descrição: dc.description | Departamento de Música (IdA MUS) | - |
Descrição: dc.description | Programa de Pós-Graduação em Música | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Direitos: dc.rights | Acesso Aberto | - |
Direitos: dc.rights | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | - |
Palavras-chave: dc.subject | Modelagem | - |
Palavras-chave: dc.subject | Modelagem ampliada | - |
Palavras-chave: dc.subject | Velocidade | - |
Palavras-chave: dc.subject | Memorização | - |
Palavras-chave: dc.subject | Estratégias de estudo do piano | - |
Palavras-chave: dc.subject | Prática deliberada | - |
Título: dc.title | A modelagem ampliada e as variações de ritmo como estratégias aplicadas no processo de preparação do Rondó Opus 59 de Dmitri Kabalevsky | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional – UNB |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: