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Metadados | Descrição | Idioma |
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Autor(es): dc.contributor | Botelho, Denise Maria | - |
Autor(es): dc.creator | Deus, Lia Maria dos Santos de | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-10-23T14:58:23Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-10-23T14:58:23Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2011-12-13 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2011-12-13 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2011-12-13 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2011-04-08 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.unb.br/handle/10482/9725 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/871122 | - |
Descrição: dc.description | Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Programa de Pós-Graduação em Educação, Políticas Públicas e Gestão da Educação, 2011. | - |
Descrição: dc.description | A partir da consciência da origem colonialista do racismo e sexismo estrutural que operam de forma desumanizadora nas vidas negras, configurando as relações sociais estabelecidas em uma sociedade de histórico escravocrata, falocêntrico e misógino, este trabalho se propõe a apresentar uma análise de categorias e teorias feministas de mulheres negras. O aparato teórico em questão nos brinda com práticas e reflexões sobre a utilização de princípios de interseccionalidades, feminismo negro, humanização feminina – womanização – e Educação Transgressora na análise de políticas públicas educacionais, como necessidade ao empoderamento social e intelectual com ênfase em gênero e raça. A educação formal, espaço de poder social, é um dos palcos de reprodução das diversas violências que atingem minorias e se configuram no processo de exclusões sociais. Visibilizar e enfrentar tais celeumas de outras perspectivas teóricas, como as aqui propostas, faz-se imprescindível para sugerir que o escopo teórico em questão seja um subsídio para o enfrentamento de políticas universalistas, capazes de fundamentar um trabalho sólido voltado a reflexão proposta por mulheres negras em seus processos de empoderamento social via trajetória educacional formal. ______________________________________________________________________________ ABSTRACT | - |
Descrição: dc.description | Consciously that racism and sexism operates dehumanizing black lives and establishes social relations for a society that has slavery, phallocentric practices and misogyny in its history, the purpose of the present study is to present an analysis of black women feminist theories. This theoretical apparatus provides us with experience on the application of theories on black feminism, interseccionality, womanization and transgressive education as a requirement to social empowerment focusing on gender and race. Education, as a powerful social field is also an area in which several types of violence are inflicted towards minorities and also sets on the exclusion process; In order to face those conflicts from a different perspective, as those proposed on this paper it is indispensable to suggest that the theoretical scope can be an aid, to avoid universalistic social policies, capable of substantiating a solid work towards Black women in their empowerment process through education. | - |
Descrição: dc.description | Faculdade de Educação (FE) | - |
Descrição: dc.description | Programa de Pós-Graduação em Educação | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Direitos: dc.rights | Acesso Aberto | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação e Estado | - |
Palavras-chave: dc.subject | Política pública | - |
Palavras-chave: dc.subject | Mulheres negras - educação | - |
Título: dc.title | Políticas públicas em educação para mulheres negras : da prática do falo à construção da fala | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional – UNB |
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