Atenção às pessoas com comportamento suicida nos serviços de atendimento móvel de urgência: análise das abordagens e atitudes profissionais

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorRocha, Dais Gonçalves-
Autor(es): dc.creatorCavalcante, Renata de Almeida-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-10-23T14:57:52Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-10-23T14:57:52Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-08-05-
Data de envio: dc.date.issued2024-08-05-
Data de envio: dc.date.issued2024-08-05-
Data de envio: dc.date.issued2023-06-30-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/49528-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/870905-
Descrição: dc.descriptionDissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Faculdade de Ciências da Saúde, Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva, 2023.-
Descrição: dc.descriptionO treinamento para profissionais de saúde vem sendo amplamente defendido como um caminho fundamental à prevenção do suicìdio, devido às fragilidades nos processos formativos e às dificuldades dos profissionais de saúde no manejo das crises psìquicas. No contexto pós-pandêmico da covid-19, um maior número de pessoas tem vivenciado episódios de crise. O serviço de atendimento pré-hospitalar móvel é uma das primeiras equipes de saúde a entrar em contato e acolher as pessoas que necessitam de atendimento imediato, e a atenção prestada pode influenciar diretamente o prognóstico do paciente com crise suicida. No Brasil, o Ministério da Saúde decidiu promover um curso de formação em emergências em saúde mental para profissionais dos Serviços de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) dos 26 estados e do Distrito Federal. Como relatos de avaliações desses processos formativos são escassos na literatura, este estudo visa a analisar as abordagens e atitudes dos profissionais dos SAMUs nos casos de comportamento suicida antes e após o referido curso de formação. O estudo analìtico, de abordagem quanti-qualitativa, foi realizado durante o curso no segundo semestre de 2021. Na etapa qualitativa da pesquisa, a partir da videogravação das estações simuladas para manejo do comportamento suicida, foram categorizados os resultados mediante análise temática simples. As principais categorias foram: abordagem, aspectos facilitadores e dificultadores. Na etapa quantitativa foi aplicado um questionário a fim de mensurar as atitudes dos profissionais do SAMU diante do comportamento suicida. Após o curso de formação, os profissionais puderam apresentar um trabalho de atenção mais humanizado à pessoa em crise suicida, alternativo às práticas predominantes, que afastam a possibilidade de acolhimento e tratamento adequados. A análise de associação anterior e posterior ao curso apontou melhora no sentimento dos profissionais frente ao comportamento suicida e maior percepção da capacidade profissional para atendimentos dessa natureza. Assim, é possìvel inferir que a educação permanente em saúde oportuniza a análise crìtica e a ação transformadora dos profissionais e de seus contextos sociais. É necessário investir em formações pautadas nas estratégias de cuidado baseadas na atenção psicossocial e em tecnologias leves para os profissionais do SAMU.-
Descrição: dc.descriptionTraining for health professionals has been widely defended as a fundamental way to prevent suicide, given that there are weaknesses in the training processes and difficulties of health professionals in the management of psychic crises. In the post-pandemic context of COVID 19, the incidence of people with episodes of crisis has increased. The mobile prehospital care service is one of the first health teams to contact and user embracement who need immediate care, and the care provided can directly influence the prognosis of patients with a suicidal crisis. In Brazil, the Ministry of Health (MS) promoted a training course in mental health emergencies for professionals from the Mobile Emergency Care Services (SAMU) in the 26 states and the Federal District. The analytical study, with a quantitative and qualitative approach, was developed during the second half of 2021. In the qualitative phase, based on the video recording of the simulated stations for managing suicidal behavior, the results were categorized through simple thematic analysis. These were presented according to the main categories: approaches, facilitating and hindering aspects. In the quantitative moment, a questionnaire was applied in order to measure the attitudes of SAMU professionals towards suicidal behavior. After the training course, the professionals were able to provide a more humanized care to the person in a suicidal crisis, an alternative to the prevailing practices that rule out the possibility of adequate user embracement and treatment. The association analysis before and after the course pointed to an improvement in the professionals‟ feelings regarding suicidal behavior and a greater perception of professional capacity for care of this nature. Thus, it is possible to infer that permanent health education provides critical analysis and transforming action by professionals and their social contexts. It is necessary to invest in training based on psychosocial care and soft tech skills for SAMU professionals.-
Descrição: dc.descriptionFaculdade de Ciências da Saúde (FS)-
Descrição: dc.descriptionPrograma de Pós-Graduação em Saúde Coletiva, Mestrado Profissionalizante-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsAcesso Aberto-
Palavras-chave: dc.subjectAtendimento pré-hospitalar-
Palavras-chave: dc.subjectIdeação suicida-
Palavras-chave: dc.subjectComportamento suicida-
Palavras-chave: dc.subjectSuicídio-
Palavras-chave: dc.subjectPessoal de saúde-
Palavras-chave: dc.subjectProfissionais da saúde-
Palavras-chave: dc.subjectProfissionais da saúde - prática profissional-
Título: dc.titleAtenção às pessoas com comportamento suicida nos serviços de atendimento móvel de urgência: análise das abordagens e atitudes profissionais-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional – UNB

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