Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Fundação Joaquim Nabuco | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Rodrigues, Elyne Paiva de Moraes | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-10-16T13:37:43Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-10-16T13:37:43Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-10-16 | - |
identificador: dc.identifier.other | TCC_Elyne_Rodrigues_dissertação | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/870582 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Esta dissertação analisa o novo currículo do Ensino Médio de Pernambuco, alinhado à Base Nacional Comum Curricular, com vistas a identificar a presença da Sociologia nos Itinerários Formativos de Pernambuco. Diante da peculiaridade de um currículo que se dividiu entre Formação Geral Básica e Itinerários Formativos, a parte diversificada seria uma alternativa pertinente para a prática pedagógica do ensino das Ciências Sociais, oportunizando assim o aprofundamento e a consolidação de conceitos e temáticas sociológicas nas 73 unidades curriculares que integram os Itinerários Formativos nas quais os professores licenciados em Sociologia são indicados a ensinar. Nesse sentido, no intuito de constatarmos se o currículo flexível seria um espaço para aprendizagem significativa da Sociologia, realizamos uma pesquisa descritiva e documental, aplicamos a metodologia de Análise Textual Discursiva a fim de levantarmos os termos presentes nas ementas das unidades curriculares. Na perspectiva de ampliar a contribuição em relação a essa pesquisa, mobilizamos um encontro virtual, no qual mestrandos do ProfSocio apontaram os termos ausentes nas ementas; e, divulgamos nas mídias sociais um questionário para conhecermos a percepção docente sobre a Sociologia no currículo atual de Pernambuco. A pesquisa fundamentou-se em autores que discutem sobre Conhecimento Poderoso, Young (2007); Políticas do Currículo, Ball (1994); e, dentro desta perspectiva de política de currículo, o conceito de Recontextualização Discursiva de Basil Bernstein (1996,1998). A pesquisa revelou que o currículo proposto nos Itinerários Formativos atende a muitos conceitos sociológicos, evidencia alguns e ignora outros que nem mesmo na Formação Geral Básica serão discutidos. O que não apresenta garantias de discussão, uma vez que o sistema contribui para a precarização do ensino sociológico ao permitir a escassez docente. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 3,3MB | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Currículo de Pernambuco | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Política de Currículo | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Itinerários Formativos | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino de Sociologia | pt_BR |
Título: dc.title | A presença da Sociologia nos Itinerários Formativos do currículo de Pernambuco | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional de Sociologia em Rede Nacional | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Ensino de Sociologia | pt_BR |
Vinculação:: dc.uab.SN | uab | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Materiais PROFSOCIO |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
TCC_Elyne_Rodrigues_Dissertacao.pdf | 3,39 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/870582/2/TCC_Elyne_Rodrigues_Dissertacao.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons