A presença da Sociologia nos Itinerários Formativos do currículo de Pernambuco

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorFundação Joaquim Nabucopt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorRodrigues, Elyne Paiva de Moraes-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-10-16T13:37:43Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-10-16T13:37:43Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-10-16-
identificador: dc.identifier.otherTCC_Elyne_Rodrigues_dissertaçãopt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/870582-
Resumo: dc.description.abstractEsta dissertação analisa o novo currículo do Ensino Médio de Pernambuco, alinhado à Base Nacional Comum Curricular, com vistas a identificar a presença da Sociologia nos Itinerários Formativos de Pernambuco. Diante da peculiaridade de um currículo que se dividiu entre Formação Geral Básica e Itinerários Formativos, a parte diversificada seria uma alternativa pertinente para a prática pedagógica do ensino das Ciências Sociais, oportunizando assim o aprofundamento e a consolidação de conceitos e temáticas sociológicas nas 73 unidades curriculares que integram os Itinerários Formativos nas quais os professores licenciados em Sociologia são indicados a ensinar. Nesse sentido, no intuito de constatarmos se o currículo flexível seria um espaço para aprendizagem significativa da Sociologia, realizamos uma pesquisa descritiva e documental, aplicamos a metodologia de Análise Textual Discursiva a fim de levantarmos os termos presentes nas ementas das unidades curriculares. Na perspectiva de ampliar a contribuição em relação a essa pesquisa, mobilizamos um encontro virtual, no qual mestrandos do ProfSocio apontaram os termos ausentes nas ementas; e, divulgamos nas mídias sociais um questionário para conhecermos a percepção docente sobre a Sociologia no currículo atual de Pernambuco. A pesquisa fundamentou-se em autores que discutem sobre Conhecimento Poderoso, Young (2007); Políticas do Currículo, Ball (1994); e, dentro desta perspectiva de política de currículo, o conceito de Recontextualização Discursiva de Basil Bernstein (1996,1998). A pesquisa revelou que o currículo proposto nos Itinerários Formativos atende a muitos conceitos sociológicos, evidencia alguns e ignora outros que nem mesmo na Formação Geral Básica serão discutidos. O que não apresenta garantias de discussão, uma vez que o sistema contribui para a precarização do ensino sociológico ao permitir a escassez docente.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent3,3MBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectCurrículo de Pernambucopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectPolítica de Currículopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectItinerários Formativospt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de Sociologiapt_BR
Título: dc.titleA presença da Sociologia nos Itinerários Formativos do currículo de Pernambucopt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado Profissional de Sociologia em Rede Nacionalpt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineEnsino de Sociologiapt_BR
Vinculação:: dc.uab.SNuabpt_BR
Aparece nas coleções:Materiais PROFSOCIO


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons