A educação antirracista a partir da literatura negrobrasileira: interlocuções entre Becos da memória e as disciplinas do Novo Ensino Médio

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal de Goiáspt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorSOUSA, Thaís Gabrielly Fernandes-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-10-14T17:24:18Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-10-14T17:24:18Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-10-14-
identificador: dc.identifier.otherA educação antirracista a partir da literatura negrobrasileira: interlocuções entre Becos da memória e as disciplinas do Novo Ensino Médiopt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/870538-
Resumo: dc.description.abstractEste Produto Educacional, em forma material textual guia, apresenta, por meio propostas de conteúdo programático, conteúdos para trabalhar a temática racial no currículo do novo ensino médio, colocando como protagonistas a biblioteca escolar e a(o) bibliotecária(o), na sugestão de ações para uma educação antirracista, desenvolvido durante o Mestrado Profissional em Ensino na Educação Básica, do Programa de Pós-Graduação em Ensino na Educação Básica do Centro de Ensino e Pesquisa Aplicada à Educação (CEPAE) da Universidade Federal de Goiás (UFG), iniciado em 2022 e defendido em setembro de 2024, oriundo da dissertação “A biblioteca escolar e sua contribuição para uma educação antirracista: utilização da literatura negro-brasileira na parceria entre bibliotecária(o) e professoras(es) a partir do uso do livro Becos da Memória”. Apresento, então, várias sugestões de atividades a partir das temáticas suscitadas, que puderam ser validadas pelas(os) professores da escola campo, a partir de aplicação de questionário. As propostas foram produzidas a partir da concepção de uma educação antirracista, conforme ensinam Eliane Cavalleiro (2021), Zélia Amador de Deus (2020), Bárbara Carine Pinheiro (2023), de atuação da(o) profissional bibliotecária(o), conforme apreende Valentim (2021) e Campello (2012) e da concepção de literatura negrobrasileira, destacada por Cuti (2010). Por fim, o produto se apresenta como uma diversidade de possibilidades de se trabalhar a temática antirracista, tendo a literatura como ponto de partida e sugerindo as interlocuções entre as disciplinas do currículo de ensino.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent1.826 KBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectEnsino na educação básicapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEducação antirracistapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectBiblioteca escolarpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEscrevivênciaspt_BR
Palavras-chave: dc.subjectLiteratura negro-brasileirapt_BR
Título: dc.titleA educação antirracista a partir da literatura negrobrasileira: interlocuções entre Becos da memória e as disciplinas do Novo Ensino Médiopt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.coursePrograma de Pós-Graduação em Ensino na Educação Básicapt_BR
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