A FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE LUTAS: REFLEXÕES DA TEORIA E PRÁTICA

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Autor(es): dc.contributor.authorPEREIRA, CARLOS ALEXANDRE HOLANDA-
Autor(es): dc.contributor.authorOLIVEIRA, RAYSSA MELO DE-
Autor(es): dc.contributor.authorMEDEIROS, JARLES LOPES DE-
Autor(es): dc.contributor.authorCARVALHO, LEANDRO ARAÚJO-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-10-12T21:31:14Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-10-12T21:31:14Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/870500-
Resumo: dc.description.abstractA presente obra nos apresenta como a luta acompanhou a evolução das mudanças históricas da sociedade à medida que se tornou numa das manifestações do movimento humano mais expressivas. Adicione-se, a isso, que as lutas nasceram integradas a uma filosofia de vida, onde corpo e a mente estão intrinsecamente articulados, de modo a cultivar o respeito pelo adversário e o aperfeiçoamento contínuo. Desse modo, contribuindo para o entendimento que a luta para além de ser usada na defesa assumiu um importante lugar no desporto. Devido a sua abrangência e diversidade, que lhe possibilita ser abordada de diferentes formas de acordo com seu propósito seu espaço de atuação vem se ampliando sua atuação na sociedade e nas escolas. Isso se dar por conta dos inúmeros benefícios ofertados aos praticantes dessa modalidade, como: defesa pessoal, saúde, bem-estar, desenvolvimento pessoal, cultura, tradição, inclusão, diversidade, empoderamento feminino, tecnologias e mídias, comercialização e nas aulas de Educação Física escolar que é o foco desse livro. É importante destacar que, o ensino das lutas na escola contribui para o desenvolvimento dos sujeitos de diferentes maneiras, promovendo o aprimoramento dos aspectos físicos, cognitivos e emocionais, evidenciando que sua prática vai para além da reprodução de técnicas de ataques e defesa, podendo ser utilizada como ferramenta pedagógica, revelando que existe um conteúdo para além da esfera procedimental que deve ser usado para além dos muros do espaço de prática de lutas. Dessa forma, o objetivo dessa obra consiste em discutir sobre o ensino de lutas, elucidando os conceitos centrais como a diferença entre lutas, arte marcial e esporte de combate, para a formação do professor que pretende trabalhar com essa modalidade esportiva, revelando a diferença existente entre um professor e um instrutor de lutas, apontando o papel da didática, do plano de aula, da psicomotricidade para o ensino das lutas e como deve acontecer essa prática no âmbito da escola. O motivo que nos levou a organizar esse livro parte das nossas proximidades com essa área do conhecimento, uma vez que somos praticantes de lutas e profissional de Educação Física, nos preocupamos com a evolução desse campo, principalmente no quesito da formação desses profissionais. Portanto, este livro conta com a participação de vários praticantes graduados faixa pretas de diferentes modalidades de lutas, a qual, possibilitou unir teoria e prática resultando em uma obra rica de conteúdo, valendo a pena ser lida e compartilhada com todos que pretendem atuar com ensino de lutas.pt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Título: dc.titleA FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE LUTAS: REFLEXÕES DA TEORIA E PRÁTICApt_BR
Tipo de arquivo: dc.typelivro digitalpt_BR
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