Criptografia no Ensino Básico

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal de Viçosa - Campus Florestalpt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorBatista, Alexandre Gonçalves-
Autor(es): dc.contributor.authorFonseca, Luís Felipe Gonçalves-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-10-09T16:39:38Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-10-09T16:39:38Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-10-09-
identificador: dc.identifier.otherDissetacao_Alexandre__Produtopt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/870430-
Resumo: dc.description.abstractO presente produto educacional é resultado do trabalho desenvolvido em uma dissertação de mestrado do curso Profmat. O objetivo é apresentar propostas de ensino da matemática, utilizando a criptografia, para professores e alunos da Educação Básica. Assim, são realizadas a codificação e decodificação de mensagens, aplicando alguns métodos criptográficos. Para facilitar o procedimento e trazer uma abordagem mais tecnológica ao nosso estudo, apresentamos funcionalidades do Google Planilhas, que automatizam o trabalho repetitivo. Em alguns casos, implementamos programações no software, de modo que, ao alterarmos a mensagem ou os parâmetros do método criptográfico adotado, a tarefa seja realizada sem grande esforço. As planilhas são, portanto, automatizadas. Em algumas situações, utilizamos o programa Wolfram Alpha para realizar cálculos de congruências modulares com números grandes. Esse programa tem menos limitações do que o Google Planilhas, que encontrou dificuldades em alguns desses cálculos. Por fim, disponibilizamos um plano de aula para cada método de cifra, utilizando os recursos computacionais mencionados, além de atividades de aritmética voltadas ao ensino básico. O diferencial deste trabalho é a utilização do Google Planilhas como processador de cálculos. Queremos mostrar aos estudantes a importância de conhecer as propriedades matemáticas aplicadas à programação. Portanto, antes de utilizar o Planilhas e o Wolfram Alpha, é essencial que o professor tenha apresentado a teoria, explicado os algoritmos e proposto exercícios práticos. A tecnologia deve ser usada como uma estratégia para consolidar o conteúdo aprendido, além de familiarizar os estudantes com a interpretação de dados em planilhas e com as fórmulas (funções) usadas em ambientes de programação. Desejamos a todos uma leitura agradável e proveitosa.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent1405 kBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectCriptografiapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectGoogle Planilhaspt_BR
Palavras-chave: dc.subjectWolfran Alphapt_BR
Título: dc.titleCriptografia no Ensino Básicopt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseProfmatpt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineRecursos Computacionais no Ensino da Matemáticapt_BR
Vinculação:: dc.uab.SNuabpt_BR
Aparece nas coleções:Materiais PROFMAT

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