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Metadados | Descrição | Idioma |
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Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal de Viçosa - Campus Florestal | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Batista, Alexandre Gonçalves | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Fonseca, Luís Felipe Gonçalves | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-10-09T16:39:38Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-10-09T16:39:38Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-10-09 | - |
identificador: dc.identifier.other | Dissetacao_Alexandre__Produto | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/870430 | - |
Resumo: dc.description.abstract | O presente produto educacional é resultado do trabalho desenvolvido em uma dissertação de mestrado do curso Profmat. O objetivo é apresentar propostas de ensino da matemática, utilizando a criptografia, para professores e alunos da Educação Básica. Assim, são realizadas a codificação e decodificação de mensagens, aplicando alguns métodos criptográficos. Para facilitar o procedimento e trazer uma abordagem mais tecnológica ao nosso estudo, apresentamos funcionalidades do Google Planilhas, que automatizam o trabalho repetitivo. Em alguns casos, implementamos programações no software, de modo que, ao alterarmos a mensagem ou os parâmetros do método criptográfico adotado, a tarefa seja realizada sem grande esforço. As planilhas são, portanto, automatizadas. Em algumas situações, utilizamos o programa Wolfram Alpha para realizar cálculos de congruências modulares com números grandes. Esse programa tem menos limitações do que o Google Planilhas, que encontrou dificuldades em alguns desses cálculos. Por fim, disponibilizamos um plano de aula para cada método de cifra, utilizando os recursos computacionais mencionados, além de atividades de aritmética voltadas ao ensino básico. O diferencial deste trabalho é a utilização do Google Planilhas como processador de cálculos. Queremos mostrar aos estudantes a importância de conhecer as propriedades matemáticas aplicadas à programação. Portanto, antes de utilizar o Planilhas e o Wolfram Alpha, é essencial que o professor tenha apresentado a teoria, explicado os algoritmos e proposto exercícios práticos. A tecnologia deve ser usada como uma estratégia para consolidar o conteúdo aprendido, além de familiarizar os estudantes com a interpretação de dados em planilhas e com as fórmulas (funções) usadas em ambientes de programação. Desejamos a todos uma leitura agradável e proveitosa. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 1405 kB | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Criptografia | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Google Planilhas | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Wolfran Alpha | pt_BR |
Título: dc.title | Criptografia no Ensino Básico | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Profmat | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Recursos Computacionais no Ensino da Matemática | pt_BR |
Vinculação:: dc.uab.SN | uab | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Materiais PROFMAT |
Arquivos associados: | ||||
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Dissertação_Alexandre__Produto_.pdf | Produto educacional da dissertação Criptografia no Ensino Básico | 1,4 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/870430/2/Dissertação_Alexandre__Produto_.pdfDownload |
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