Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor.author | SOUZA, Angelio Santos | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-10-08T18:47:49Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-10-08T18:47:49Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024 | - |
identificador: dc.identifier.other | ASOUZA | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/870402 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Partindo da perspectiva de que o livro didático é um importante instrumento para a educação e a consciência crítica dos estudantes na atualidade, propomos uma reflexão sobre o ensino de História e sua abordagem por meio do livro didático, bem como a influência da BNCC neste processo. A pesquisa foi realizada a partir da análise da coleção de livros didáticos da editora FTD para os oitavos anos e que estão de acordo com a BNCC. Discutimos não apenas as abordagens e conteúdos, como também a forma como eles são trabalhados no livro didático pesquisado. Por isso, focamos em como a inserção de conteúdos voltados à cultura afro-brasileira são trabalhados nos livros didáticos, de acordo com a atual legislação. Desta forma, observamos como ocorreu a influência da legislação educacional na elaboração desse livro didático e os seus usos. Por fim, considerando a especificidade do PROFHISTÓRIA, buscamos apontar as possibilidades pedagógicas de uma educação antirracista em sala de aula. Neste sentido, propomos a elaboração de uma sequência didática dos conteúdos analisados na dissertação, ou seja, a construção de um material didático que pode contribuir com o professor em sala de aula na abordagem dos conteúdos elencados, e que disponibiliza fontes e discussões teóricas pertinentes ao conteúdo. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 11,6 MB | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | CC0 1.0 Universal | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino de História | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Livro Didático | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Relações étnico-raciais | pt_BR |
Título: dc.title | Educação Antirracista e Material Didático: Análises, Perspectivas e Possibilidades para a Sala de Aula | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | ferramentas | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional em Ensino de História | pt_BR |
Vinculação:: dc.uab.SN | uab | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Materiais ProfHistória |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
ASOUZA.pdf | 11,88 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/870402/2/ASOUZA.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons