Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal de Uberlândia | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | MAIA, Mauricéia Aparecida Ferreira | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-10-08T18:05:05Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-10-08T18:05:05Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-07 | - |
identificador: dc.identifier.other | MMAIA.pdf | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/870394 | - |
Resumo: dc.description.abstract | O presente trabalho propõe trazer ao debate conceitos de patrimônio, apresentar um panorama das ações legais no Brasil em relação aos patrimônios culturais e analisar a Educação Patrimonial e suas implicações, dentro e fora dos espaços formais de educação. Tem-se por proposta, em Educação Patrimonial a partir da leitura crítica, a produção, em formato virtual e-book, da cartilha Patrimônio Cultural – Identidade e Memória (2ª ed., 2007), idealizada por mim e publicada pela gestão municipal de Conselheiro Lafaiete – MG, à época como item apresentado e pontuado no programa de “ICMS Patrimônio Cultural”, do Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais – Iepha. A apresentação do material conta com apontamentos voltados aos educadores, visando a ampliação dos conceitos sobre patrimônio cultural, uma síntese sobre as políticas públicas para o patrimônio, como também as possibilidades da Educação Patrimonial na construção dialógica, crítica e reflexiva sobre narrativas, vivências e identidades, percebendo o patrimônio cultural - protegido ou não, pelo governo - e os diferentes espaços de memória como locais de ensino e de aprendizagem, enquanto material para formação continuada aos docentes de História na Educação Básica, local e regional. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 1,85 MB | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | CC0 1.0 Universal | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino de História | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Espaços de Memória | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Memória e Identidade | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Educação Patrimonial | pt_BR |
Título: dc.title | Educação Patrimonial: debate de conceitos e interpretações. “Patrimônio Cultural – Identidade e Memória” de Conselheiro Lafaiete-MG | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional em Ensino de História | pt_BR |
Vinculação:: dc.uab.SN | uab | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Materiais ProfHistória |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
MMAIA.pdf | 1,9 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/870394/2/MMAIA.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons