Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal de Uberlândia | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | BORGES, Mariane Mundim | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-10-08T18:00:11Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-10-08T18:00:11Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-04 | - |
identificador: dc.identifier.other | MMUNDIM.pdf | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/870393 | - |
Resumo: dc.description.abstract | O presente trabalho tece uma reflexão sobre ensino de História tendo como objetivo primordial a construção coletiva, horizontalizada e dialógica de conhecimentos histórico- educacionais sobre o bairro Morada Nova, bairro urbano do distrito uberlandense de Miraporanga. Mobilizando práticas de memória e sensibilidades no ensino de história, ele dialoga com experiências de sujeitos que têm no bairro um importante espaço para sociabilidades diversas. A pesquisa é fundamentada em autores que compreendem a produção de conhecimentos históricos em perspectiva alargada, tanto no que tange aos ambientes e suportes de formação de sensibilidades quanto na mobilização de dimensões racionais e sensíveis dos sujeitos em formação. O referencial teórico-metodológico é composto por pesquisadores do campo do ensino de história, na interação com diferentes áreas do conhecimento, especialmente Educação e Filosofia, e a partir dele foi elaborada uma experiência educativa estruturada em oficinas didáticas temáticas a partir das quais os estudantes poderam tecer narrativas em diferentes linguagens. As narrativas dos estudantes e as da professora-pesquisadora deste projeto entraram em diálogo na tessitura do texto final da pesquisa, que assume a perspectiva de investigação narrativa da própria prática docente, em reflexão sobre os desafios e potencialidades do Ensino de História, na interação com a cidade, especialmente quando se trata de um local periférico. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 6,13 MB | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | CC0 1.0 Universal | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino de História | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Produção de conhecimentos histórico-educacionais | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Narrativa | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Periferias | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Memória e identidade | pt_BR |
Título: dc.title | “Moradas Novas”. Reelaborações da história a partir de experiências do vivido | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | jogo | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | ferramentas | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional em Ensino de História | pt_BR |
Vinculação:: dc.uab.SN | uab | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Materiais ProfHistória |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
MMUNDIM.pdf | 6,28 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/870393/2/MMUNDIM.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons