Ferramentas Didáticas para o(a) Professor(a) Designado(a) de Minas Gerais. Ensino de História, Mundos do Trabalho e Patrimônio Cultural em Uberlândia.

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Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorGimenes, Marcus Dias-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-10-08T17:48:39Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-10-08T17:48:39Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-06-
identificador: dc.identifier.otherMDIAS.pdfpt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/870391-
Resumo: dc.description.abstractEste trabalho objetiva refletir sobre as condições precárias dos contratos temporários de docentes de História das escolas públicas estaduais em Uberlândia/Minas Gerais e desenvolver ferramentas didáticas para auxiliá-los(as) a trabalhar com mais qualidade temas importantes no Ensino Médio. Para isso, critica as políticas públicas neoliberais mercantilistas-privativistas que surgiram na década de 90 do século XX que procuram sucatear a educação pública e favorecer as Organizações da Sociedade Civil. Posto que esse(a) profissional não possui tempo hábil para o planejamento de suas aulas, é necessário ter um material de apoio de fácil acesso e bem organizado para lhe servir de suporte no planejamento de suas aulas e, por conseguinte, primar pela qualidade da educação. O material didático volta-se para o ensino patrimonial, a fim de estabelecer uma relação entre História - memória - patrimônio e temas importantes ministrados no Ensino Médio. Metodologicamente, no primeiro momento é realizado um levantamento bibliográfico sobre as condições de trabalho do(a) professor(a) temporário(a), dialogando com a legislação vigente no Estado de Minas Gerais. Em seguida, desenvolve-se a proposta de um material didático para que os(as) professores(as) possam trabalhar com conceito de patrimônio histórico e cultural da cidade de Uberlândia, a partir da história de um dos primeiros bairros da cidade, o Bairro Patrimônio. Conclui-se que a precarização do trabalho docente no Estado de Minas Gerais guarda semelhanças com as condições de vida de ex-escravizados no pós-abolição, apesar da distância temporal e contextos históricos que os separam.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent11,4 MBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsCC0 1.0 Universal*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/*
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de Históriapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEspaços de memóriapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectSaberes e mundos do trabalhopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectProfessor designadopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectPrecarização do trabalhopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectUberlândia-MGpt_BR
Título: dc.titleFerramentas Didáticas para o(a) Professor(a) Designado(a) de Minas Gerais. Ensino de História, Mundos do Trabalho e Patrimônio Cultural em Uberlândia.pt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Tipo de arquivo: dc.typeferramentaspt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado Profissional em Ensino de Históriapt_BR
Vinculação:: dc.uab.SNuabpt_BR
Aparece nas coleções:Materiais ProfHistória

Arquivos associados:
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