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Metadados | Descrição | Idioma |
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Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal de Uberlândia | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Gimenes, Marcus Dias | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-10-08T17:48:39Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-10-08T17:48:39Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-06 | - |
identificador: dc.identifier.other | MDIAS.pdf | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/870391 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Este trabalho objetiva refletir sobre as condições precárias dos contratos temporários de docentes de História das escolas públicas estaduais em Uberlândia/Minas Gerais e desenvolver ferramentas didáticas para auxiliá-los(as) a trabalhar com mais qualidade temas importantes no Ensino Médio. Para isso, critica as políticas públicas neoliberais mercantilistas-privativistas que surgiram na década de 90 do século XX que procuram sucatear a educação pública e favorecer as Organizações da Sociedade Civil. Posto que esse(a) profissional não possui tempo hábil para o planejamento de suas aulas, é necessário ter um material de apoio de fácil acesso e bem organizado para lhe servir de suporte no planejamento de suas aulas e, por conseguinte, primar pela qualidade da educação. O material didático volta-se para o ensino patrimonial, a fim de estabelecer uma relação entre História - memória - patrimônio e temas importantes ministrados no Ensino Médio. Metodologicamente, no primeiro momento é realizado um levantamento bibliográfico sobre as condições de trabalho do(a) professor(a) temporário(a), dialogando com a legislação vigente no Estado de Minas Gerais. Em seguida, desenvolve-se a proposta de um material didático para que os(as) professores(as) possam trabalhar com conceito de patrimônio histórico e cultural da cidade de Uberlândia, a partir da história de um dos primeiros bairros da cidade, o Bairro Patrimônio. Conclui-se que a precarização do trabalho docente no Estado de Minas Gerais guarda semelhanças com as condições de vida de ex-escravizados no pós-abolição, apesar da distância temporal e contextos históricos que os separam. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 11,4 MB | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | CC0 1.0 Universal | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino de História | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Espaços de memória | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Saberes e mundos do trabalho | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Professor designado | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Precarização do trabalho | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Uberlândia-MG | pt_BR |
Título: dc.title | Ferramentas Didáticas para o(a) Professor(a) Designado(a) de Minas Gerais. Ensino de História, Mundos do Trabalho e Patrimônio Cultural em Uberlândia. | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | ferramentas | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional em Ensino de História | pt_BR |
Vinculação:: dc.uab.SN | uab | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Materiais ProfHistória |
Arquivos associados: | ||||
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MDIAS.pdf | 11,74 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/870391/2/MDIAS.pdfDownload |
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