UMA PROPOSTA PARA O ENSINO DE INEQUAÇÃO POLINOMIAL DE 1° E 2° GRAU USANDO COMO INSTRUMENTO O SOFTWARE DESMOS

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUniversidade do Estado do Pará-
Autor(es): dc.contributor.authorCRISTO, MAICON MICHAEL TRINDADE DE-
Autor(es): dc.contributor.authorALVES, FÁBIO JOSÉ DA COSTA-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-10-08T12:20:23Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-10-08T12:20:23Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-10-08-
identificador: dc.identifier.otherUMA PROPOSTA PARA O ENSINO DE INEQUAÇÃO POLINOMIAL DE 1° E 2° GRAU USANDO COMO INSTRUMENTO O SOFTWARE DESMOS-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/870385-
Resumo: dc.description.abstractCaro(a) Professor(a), Apresento-lhe um produto educacional desenvolvido a partir de uma pesquisa de mestrado, (no qual pode ser acessado no link .....) realizada no Programa de Pós-Graduação em Ensino de Matemática da Universidade Estadual do Pará, sob a supervisão do Prof. Dr. Fábio José da Costa Alves. Este produto foi criado para auxiliar professores que desejam incorporar uma nova abordagem no ensino do objeto matemático "inequação polinomial de 1º e 2º graus", utilizando o software Desmos como ferramenta em suas turmas de ensino médio. A sequência de atividades foi elaborada com base na Teoria Instrumental de Rabardel (1995) e na Teoria das Representações Semióticas de Duval (1993), com o objetivo de transformar o Desmos em um instrumento cognitivo eficaz para a aprendizagem. A sequência de atividades foi validada experimentalmente, demonstrando grande potencial para a aprendizagem de inequações polinomiais de 1º e 2º graus. No decorrer das atividades, os alunos passaram por um processo de instrumentalização e instrumentação, conforme descrito por Rabardel, no qual o Desmos deixou de ser apenas um artefato e se tornou um instrumento didático essencial, permitindo que os alunos realizassem conversões entre registros algébricos e gráficos, de acordo com a Teoria das Representações Semióticas de Duval. Para alcançar esses resultados, desenvolvemos uma sequência de sete atividades que exploram a potencialidade do ambiente de geometria dinâmica do Desmos na aprendizagem de inequações simultâneas polinomiais de 1º e 2º graus, sistemas de inequações polinomiais de 1º e 2º graus, e inequações produto/quociente polinomial de 1º e 2º graus. Após a aplicação dessa sequência, os resultados mostraram-se promissores. O uso do Desmos facilitou a visualização gráfica das inequações polinomiais, promovendo não apenas uma compreensão mais dinâmica e visual dos conceitos matemáticos, mas também estimulando a aprendizagem interativa entre os alunos. Essa interação favoreceu a superação de obstáculos na conversão de registros semióticos, conforme proposto por Duval (1993), e contribuiu para a construção de um conhecimento mais profundo. É importante destacar que, para que os alunos se apropriem do Desmos como um instrumento eficaz, há um período de adaptação necessário. Durante esse tempo, as intervenções propostas na sequência de atividades são cruciais para apoiar o processo de aprendizagem, auxiliando os alunos a dominar tanto o tratamento algébrico quanto a conversão entre diferentes registros de representação.-
Tamanho: dc.format.extent1634-
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDF-
Idioma: dc.language.isopt_BR-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de matemática-
Palavras-chave: dc.subjectGêneses Instrumental-
Palavras-chave: dc.subjectRepresentação Semiótica-
Palavras-chave: dc.subjectAnálise Microgenética-
Palavras-chave: dc.subjectInequação polinomial-
Título: dc.titleUMA PROPOSTA PARA O ENSINO DE INEQUAÇÃO POLINOMIAL DE 1° E 2° GRAU USANDO COMO INSTRUMENTO O SOFTWARE DESMOS-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Curso: dc.subject.coursePrograma de Pós-Graduação em Ensino de Matemática-
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineMestrado Profissional em Ensino de Matemática-
Aparece nas coleções:Livros digitais