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Metadados | Descrição | Idioma |
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Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Ceará | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Sousa, Francisca | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-09-30T23:44:00Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-09-30T23:44:00Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024 | - |
identificador: dc.identifier.other | 2024_dis_femlsousa | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/870235 | - |
Resumo: dc.description.abstract | A filosofia há séculos tem intrigado e desafiado a humanidade. De modo geral, ela pode ser definida como a busca incessante pelo conhecimento e pela compreensão do mundo e de nós mesmos. Mas, por se tratar de uma disciplina desafiadora, a prática do filosofar nem sempre foi plana. O ensino de filosofia no Brasil tem sua história marcada por desafios, pois durante muito tempo a filosofia foi excluída do currículo escolar, sendo vista como uma disciplina inacessível ou desnecessária. Não obstante, o ensino de filosofia ainda enfrenta obstáculos nos dias de hoje, especialmente com as mudanças propostas pela implementação do Novo Ensino Médio no Brasil. Dentre as novas alterações, a reforma educacional propõe a flexibilização curricular, onde a filosofia deixa de ser uma disciplina obrigatória, embora a filosofia tenha como objetivo intrínseco ensinar tudo aquilo que se mostra como alvo das competências propostas pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Destarte, o objetivo deste trabalho é propor uma discussão acerca do desenvolvimento e da aplicação de uma metodologia filosófica dialógica para o ensino de filosofia. Para tanto, faz-se necessário retomar as raízes do pensamento filosófico e compreender qual a importância de Sócrates e da dialética socrática para a história da filosofia e, consequentemente, para o ensino de filosofia, a fim de viabilizar a aplicação da metodologia socrática na sala de aula contemporânea. Conhecido por seu método filosófico baseado na maiêutica, Sócrates buscava o conhecimento através da dialética. A essência do método socrático reside na ideia de que o conhecimento não pode ser transmitido diretamente de um professor, enquanto facilitador, para um aluno, se fosse o caso o aluno poderia ser visto apenas como um depósito de informações. Sócrates acreditava que todo ser humano possuía conhecimento latente dentro de si, e seu papel como facilitador do conhecimento era estimular o aluno a trazer esse conhecimento à luz, isto é: dar à luz ao conhecimento. Por isso o nome maiêutica. Com isso, ver a educação como um processo dialógico, no qual educador e educando se engajam em uma relação horizontal de troca de conhecimentos e experiências, é destacar o caráter emancipatório da educação e, neste caso, do ensino de filosofia. Para que fosse possível cumprir com o objetivo proposto pelo trabalho, foram desenvolvidas Oficinas de Diálogos Filosóficos, tendo como público-alvo 32 estudantes regularmente matriculados na 3ª série do ensino médio. A aplicação da metodologia ocorreu durante as aulas semanais de filosofia, do dia 01 de setembro ao dia 6 de outubro de 2023, totalizando 6 aulas destinadas à execução da oficina. As aulas foram divididas entre a apresentação do conteúdo a ser discutido, a exibição do longa que fomentou o momento de discussão, o momento do diálogo e, por fim, a avaliação da metodologia por parte dos estudantes. As respostas levantadas pelo questionário de avaliação revelam a eficácia da metodologia dialógica enquanto método de ensino. Aquilo que já havia sido revelado e testado por Sócrates na antiguidade se mostra atual e relevante na medida em que pode ser aplicado na contemporaneidade. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 1,34 Mb | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Dialética | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Sócrates | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Método | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Diálogo | pt_BR |
Título: dc.title | O DIÁLOGO COMO METODOLOGIA FILOSÓFICA PARA O ENSINO DE FILOSOFIA | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional de Filosofia | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Dissertação | pt_BR |
Vinculação:: dc.uab.SN | uab | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Materiais PROFilo |
Arquivos associados: | ||||
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2024_dis_femlsousa.pdf | 1,35 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/870235/2/2024_dis_femlsousa.pdfDownload |
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