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Metadados | Descrição | Idioma |
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Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (UNESP / PROFSOCIO) | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | dos Santos, Jailson Moreira | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-09-27T15:22:20Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-09-27T15:22:20Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-09-27 | - |
identificador: dc.identifier.other | TCC_Jailson_Moreira_dos_Santos_dissertacao | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/870207 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Esta dissertação é fruto de uma investigação antropossociológica realizada na linha de pesquisa “Educação, Escola e Sociedade” do Programa de Pós-Graduação no “Ensino de Sociologia”, da Universidade Estadual Paulista - Júlio de Mesquita Filho – Unesp de Marília e tem como questão central: “considerar olhares antropossociológicos sobre a escola pública contemporânea, frente aos desafios de compreensão das novas configurações subjetivas e identitárias dos estudantes. Frente ao esvaziamento dos sentidos e significados de escola, a partir de uma escola pública de ensino integral, na periferia da zona sul da capital paulista, entre 2022 e 2024”. A realização desta investigação pautou-se nos pressupostos metodológicos da pesquisa etnográfica a partir das narrativas de estudantes, professoras e professores, proposta de investigação etnográfica com base no trabalho de Maria Isaura Pereira de Queiroz, dentre outros. Buscando interpretar os registros dos relatos orais e experiências de violência, a partir das narrativas trazidas pelos estudantes, professoras, professores e demais atores da escola. A pesquisa envolveu uma escola pública de ensino integral nos limites entre a região do Grajaú e Cidade Dutra, alicerçada em dois grupos focais, sendo um de estudantes e outro de professores. As reflexões contaram com as contribuições da Antropologia e Sociologia interpretativas, da Psicologia Social e da Psicanálise da Cultura. Sendo os três aportes ancorados na educação e na relação entre experiência e subjetividade, na perspectiva de apresentar narrativas como documentos e na possibilidade de compreender sentidos e significados da escola contemporânea, frente ao processo de desconstrução de sua essência primeira pelo projeto capitalista. O período de construção do projeto e do desenvolvimento e finalização desta pesquisa teve início em 2022 e encerrou-se em junho de 2024. Para a composição do texto final foram utilizados: entrevista narrativa, reuniões individuais e rodas de conversas nos grupos focais; conversas formais e informais; tutorias individuais e coletivas; memorial das aulas, reuniões pedagógicas e conselhos de classes; textos e áudios produzidos e enviados a partir da plataforma WhatsApp e formulários do Google Sala de Aula e textos produzidos pelos estudantes e professores, além dos cadernos de registro e notas de campo do pesquisador. A investigação destacou um contínuo desafio em manter-se professor no contexto da escola pública, principalmente numa escola de período integral. Sendo possível ainda observar que a escola não tem se ancorado numa prática pedagógica dialógica, relacional e acolhedora, para que estudantes e professores, principalmente os integrantes da comunidade Lgbtqiapn+, os estudantes afrodescendentes e as mulheres se sintam acolhidos e humanizados, revelando desse modo, uma profunda quebra dos direitos da pessoa humana. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 3,8MB | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Antropologia | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Sociologia | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Etnografia | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Escola | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Narrativas | pt_BR |
Título: dc.title | Antropossociologia da educação: etnografia das narrativas de esvaziamento dos sentidos e significados da escola pública no ensino integral na periferia da zona sul da capital paulista entre 2022 e 2024 | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional de Sociologia em Rede Nacional | pt_BR |
Vinculação:: dc.uab.SN | uab | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Materiais PROFSOCIO |
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